Acessibilidade / Reportar erro

O EFEITO MÉDICO DO EXERCÍCIO FÍSICO NA DOENÇA DE PARKINSON

RESUMO

Introdução:

A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa comum em pessoas de meia idade ou idade avançada. Alguns estudos mostram que o esporte pode reduzir seu impacto nas funções físicas das pessoas.

Objetivo:

Com base em pesquisas sobre o contexto mencionado acima, este estudo explora o efeito de exercício físico moderado no tônus muscular e postura corporal de pacientes com a doença de Parkinson.

Métodos:

O artigo selecionou 72 pacientes com Parkinson, internados no Centro Médico de Parkinson em nosso hospital, de 2019 a 2020. Estes foram divididos em dois grupos: um de tratamento medicamentoso básico e outro de intervenção esportiva. O escore Ashworth, velocidade de caminhada, ciclo de caminhada e distância de caminhada dos dois grupos foram registrados. Ao mesmo tempo, fizemos uma análise estatística de dados no conjunto de dados obtidos nos dois grupos.

Resultados:

Ao compararmos o grupo de intervenção esportiva com o de tratamento básico, o escore Ashworth modificado do primeiro grupo diminuiu após o tratamento (P<0.01). A velocidade de caminhada do grupo de intervenção esportiva aumentou, o ciclo de caminhada foi reduzido e a distância de passos repetidos aumentou (P<0.01).

Conclusão:

Exercícios físicos adequados podem diminuir o tônus muscular em pacientes com a doença de Parkinson. Auxilia no aumento de passos e melhora os sintomas dos passos curtos. Os esportes podem ajudar os pacientes ajustar sua postura e promover seu tratamento clínico. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descriptores:
Doença de Parkinson; Terapia por Exercício; Tono Muscular; Marcha

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br