RESUMO
Introdução
A adequada mensuração da velocidade de movimento nos exercícios de força muscular pode auxiliar na prescrição e avaliação dos efeitos do treinamento.
Objetivo
Os objetivos do presente estudo foram analisar a confiabilidade (teste-reteste) e validade concorrente da velocidade de movimento mensurada por meio do eletrogoniômetro e acelerômetro durante exercício leg press horizontal em diferentes intensidades (40, 60, 80% de uma repetição máxima - 1RM).
Métodos
Dezoito mulheres jovens compareceram ao laboratório em cinco ocasiões. Após determinação da força dinâmica máxima, duas visitas (separadas por 48-72 horas) foram destinadas a verificação da confiabilidade (teste-reteste) para diferentes variáveis de velocidade nas três intensidades.
Resultados
A velocidade média propulsiva obtida pelo goniômetro apresentou maiores coeficientes de correlação Intraclasse (CCI) e menores coeficientes de variação em comparação ao acelerômetro. O mesmo comportamento foi verificado tanto para a velocidade média quanto a pico. O tempo propulsivo foi mais reprodutível e com menor variação para o acelerômetro e CCI ruins para ambos os sensores foram observados em 60% de 1RM. Quando os sensores são comparados, a velocidade média e média propulsiva apresentaram relações moderadas com viés médio padronizado grande a muito grande.
Conclusão
O potenciômetro do eletrogoniômetro pode ser utilizado para estimar a velocidade no exercício leg press horizontal, em especial, para cargas de 60 e 80%. O desempenho do acelerômetro se mostrou inferior ao do potenciômetro. Nível de evidência II; Estudos diagnósticos.
Treinamento de resistência; Desempenho; Cinemática