Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DE TREINO ESPORTIVO NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES HIPERTENSOS

RESUMO

Introdução:

A hipertensão é uma das doenças cardiovasculares e cerebrovasculares mais comuns e um importante problema de saúde. Embora a pressão de pacientes hipertensos possa ser melhor controlada através do uso racional de medicamentos, seus efeitos colaterais e os elevados custos médicos limitam a habilidade dos pacientes de atender às demandas da hipertensão.

Objetivo:

Explorar o efeito a longo prazo de exercícios na reabilitação de pacientes hipertensos.

Métodos:

Dividiram-se os pacientes em um grupo controle e um grupo de exercícios e realizaram-se múltiplas avaliações de sua pressão sanguínea. Além disso, foi aplicado um questionário e a situação de cada paciente foi registrada. Em seguida, os resultados foram comparados e analisados.

Resultados:

Depois de 12 dias de treino, a pressão sanguínea dos pacientes caiu significativamente. A pressão sanguínea sistólica após a implementação dos exercícios caiu em média 15.5mmHg, e a pressão diastólica caiu em média 10.6mmHg.

Conclusões:

Atividade física continua em pacientes hipertensos tem efeitos de médio e longo prazo no controle da pressão sanguínea. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Exercise-Induced; Hipertensão Essencial; Efeitos a Longo Prazo

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br