Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO EM JOGOS REDUZIDOS COM INFERIORIDADE NUMÉRICA NO FUTEBOL

EFFECTS OF TRAINING IN REDUCED MATCHES WITH NUMERICAL INFERIORITY IN FOOTBALL

EFECTOS DEL ENTRENAMIENTO EN PARTIDOS REDUCIDOS CON INFERIORIDAD NUMÉRICA EN EL FÚTBOL

RESUMO

Introdução:

Os jogos reduzidos são altamente eficientes, pois permitem a simulação de movimentos que ocorrem durante uma partida e geram melhor resposta fisiológica, perceptiva e técnico-tática.

Objetivo:

Comparar os efeitos do treinamento de jogos reduzidos com inferioridade numérica 3 vs. 4 e 4 vs. 5 sobre a variação da frequência cardíaca, percepção subjetiva de esforço e teste de atenção concentrada em atletas de futebol.

Métodos:

A amostra foi composta por 10 indivíduos do sexo masculino, com idade entre 17 e 24 anos. Para análise da frequência cardíaca média e máxima durante os jogos com campo reduzido e o coletivo foram utilizados monitores de frequência cardíaca e, para determinar a percepção subjetiva de esforço, utilizou-se de uma adaptação da escala de Borg. Também foi usado o teste de atenção concentrada.

Resultados:

Os resultados demonstram que os métodos de treino apresentam diferenças no teste de atenção concentrada (p < 0,004). A frequência cardíaca média (p < 0,121), máxima (p < 0,404) e a percepção de esforço (p < 0,639) não apresentam diferenças entre os métodos de treinamento.

Conclusão:

Concluímos que os jogos reduzidos com inferioridade numérica melhoram os resultados do teste de atenção concentrada.

Descritores:
futebol; educação física e treinamento; frequência cardíaca; percepção; atenção.

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br