Acessibilidade / Reportar erro

VELOCIDADE AUTOSSELECIONADA E IDEAL DA CAMINHADA DE AMPUTADOS TRANSFEMORAIS: SOLO E ESTEIRA

SELF-SELECTED AND OPTIMAL WALKING SPEED OF TRANSFEMORAL AMPUTEES: GROUND VS. TREADMILL

VELOCIDAD AUTOSELECCIONADA E IDEAL EN LA MARCHA DE AMPUTADOS TRANSFEMORALES: SUELO Y CINTA CAMINADORA

RESUMO

Introdução:

A velocidade de progressão é, em geral, determinada em pesquisas na área da locomoção.

Objetivo:

Comparar as medidas de velocidade autosselecionada no solo, na esteira rolante e a velocidade ideal estimada pelo número de Froude em sujeitos amputados transfemorais.

Método:

Primeiramente foi determinada a velocidade no solo; em seguida, realizou-se o teste na esteira, e a velocidade ideal foi estimada a partir dos dados antropométricos. Todos os sujeitos utilizavam joelho hidráulico e pé em fibra de carbono. Para comparação entre as velocidades foi realizada ANOVA de duas vias.

Resultados:

A velocidade autosselecionada na esteira foi menor (22%) do que no solo. Tanto a velocidade autosselecionada na esteira como a do solo foram 44% e 22% menores do que a velocidade ideal estimada, respectivamente.

Conclusão:

As velocidades analisadas no presente estudo foram diferentes, provavelmente, devido à variação dos parâmetros cinemáticos.

Descritores:
medição de velocidade; amputados; caminhada

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br