Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO DE MONITORAMENTO CARDIOVASCULAR E DIAGNÓSTICO DE ATLETAS

RESUMO

Introdução:

O estudo e a coleta de parâmetros indiciais da função cardíaca em atletas e a avaliação correta e razoável das funções corporais podem, efetivamente, levar ao ajuste de planos de treinamento e evitar a sobrecarga física de atletas.

Objetivo:

Estudar o diagnóstico da lesão miocárdica pelo monitoramento cardiovascular em atletas a partir de dois aspectos: a extração de parâmetros característicos da função cardíaca e a pesquisa do processamento de sinais.

Métodos:

O algoritmo de avaliação inteligente da função cardíaca foi estudado usando a fusão de informações de múltiplas fontes, além da tecnologia embarcada. Sensores em miniatura também foram usados.

Resultados:

A incidência de arritmia ventricular severa era menor nos dois grupos. A incidência de arritmia sinusal e o bloqueio atrioventricular de segundo grau do tipo I intermitente no grupo de alta intensidade foi significativamente mais alta do que no grupo de controle. O número de batidas prematuras atriais e ventriculares era menor no grupo de controle, mas aumentava consideravelmente no grupo de alta intensidade.

Conclusões:

Este estudo aplicou a teoria da fusão de informações de múltiplas fontes para conduzir uma pesquisa importante sobre o monitoramento e avaliação inteligentes da função cardíaca de atletas de elite, enfocando as exigências de aplicação do monitoramento da função cardíaca de atletas de elite. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descriptores:
Testes de Função Cardíaca; Monitoramento Biológico; Avaliação de Danos

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br