Acessibilidade / Reportar erro

ALTERAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE JOGADORES DE BASQUETE EM TREINO DE RESISTÊNCIA

RESUMO

Introdução:

Muitos jogadores têm um alto nível de treinamento na atual equipe chinesa de basquetebol. Contudo, os atletas tendem a ter problemas relacionados à frequência cardíaca em competições oficiais. Portanto, é importante monitorar e controlar o batimento cardíaco visando obter a melhora de desempenho nos jogadores.

Objetivo:

Investigar o batimento cardíaco dos jogadores de basquetebol em treinamentos intermitentes de resistência.

Métodos:

Os pesquisadores selecionaram 28 jogadores de basquete em uma universidade como objeto de estudo. Esses atletas realizaram treinamento de resistência intermitente onde foram aferidas, antes e após do treino, a variabilidade de suas frequências cardíacas, as mudanças nos indicadores de frequência e as mudanças na função cardíaca.

Resultados:

Após o treinamento, a Potência Total (TP), a Alta Frequência (HF), a HFnorm e a Baixa Frequência (LF) foram significativamente mais altas que as aferidas previamente ao treino. O nível de alteração foi médio para TP (0,7), moderado para HF (0,72), médio para HFnorm (0,59) e moderado para LFnorm (0,57). No caso de LF/HF e LF, o tamanho da alteração foi de 0,48, próxima ao valor crítico do efeito médio.

Conclusões:

O treinamento de resistência intermitente pode melhorar a resistência do nervo cardiovagal nos jogadores universitários de basquete, aumentar a capacidade cardíaca e melhorar significativamente a função cardíaca. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Basquetebol; Frequência Cardíaca

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br