Acessibilidade / Reportar erro

QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA DOR MUSCULOESQUELÉTICA EM PRATICANTES DE EXERCÍCIO (Q-ADOM)

QUESTIONNAIRE FOR EVALUATION OF MUSCULOSKELETAL PAIN IN EXERCISE PRACTITIONERS (Q-ADOM)

CUESTIONARIO PARA LA EVALUACIÓN DEL DOLOR MUSCULOESQUELÉTICO EN PRACTICANTES DE EJERCICIO (Q-ADOM)

RESUMO

Introdução:

As doenças cardiovasculares têm sido associadas à presença de desordens musculoesqueléticas. A dor presente nessas comorbidades pode constituir fator limitante para prática de exercício. No entanto, não foram encontrados instrumentos que proporcionem mensuração mais criteriosa e com informações precisas, que possam ser facilmente utilizados na prática clínica. Neste sentido, torna-se relevante a construção e validação de um instrumento mais específico para obtenção de informações detalhadas sobre a presença e gravidade desses sintomas e sua interferência nos aspectos funcionais, custos e fatores psicossociais, em diferentes momentos, resultando em uma avaliação mais precisa. Com isso, profissionais da equipe multidisciplinar envolvidos nos programas de reabilitação cardiopulmonar e metabólica (RCPM) podem utilizá-lo na prática clínica e abrir mão de estratégias especificamente direcionadas a essas afecções.

Objetivo:

Construir e validar um instrumento para avaliação da dor musculoesquelética em repouso e durante o exercício em participantes de RCPM.

Métodos:

Foram realizados procedimentos teóricos, empíricos e analíticos. A análise de concordância entre avaliadores (juízes) foi verificada pelo teste W de Kendall, a consistência interna dos itens, por meio do alfa de Cronbach e a reprodutibilidade e estabilidade de medidas, por meio do teste e reteste (coeficiente de correlação intraclasse - CCI e coeficiente de Kappa). Resultados: A concordância entre avaliadores foi significativa (p = 0,001) e a consistência interna apresentou valores satisfatórios (alfa de Cronbach > 0,82). O teste-reteste sinalizou boa reprodutibilidade e estabilidade de medidas (CCI < 0,40 e Kappa < 0,60).

Conclusão:

O questionário para avaliação da dor musculoesquelética em praticantes de exercício (Q-ADOM) mostrou-se válido, reprodutível e confiável para ser utilizado na avaliação da dor musculoesquelética de participantes de RCPM.

Descritores:
doenças cardiovasculares; dor; reabilitação

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br