Acessibilidade / Reportar erro

SENSOR PARA DETECÇÃO DE PREDNISOLONA NO DOPING ESPORTIVO

RESUMO

Introdução:

A prednisolona faz com que os impulsos pró-inflamatórios sejam inibidos e os sinais anti-inflamatórios sejam promovidos. Como resultado, ela altera a forma como o sistema imunológico do corpo reage a certas doenças. A Agência Mundial Antidoping, no entanto, proibiu o SNP e outros glucocorticoesteroides. Usando um nanocomposto de ouro, nanopartículas de polipirrol e nanotubos de carbono sintetizados (Au-PPy NPs@CNTs), um sensor eletroquímico pode ser desenvolvido.

Objetivo:

Desenvolver um sensor eletroquímico para detectar a prednisolona.

Método:

O nanocompósito Au-PPy NPs@CNTs foi sintetizado quimicamente com uma superfície de eletrodo de carbono vítreo modificado (GCE).

Resultados:

De acordo com dados da SEM, o nanocomposto foi descoberto como sendo composto de Au NPs e NPs de PPy amorfo, depositados em tubos fortemente emaranhados em uma rede de CNTs. O amplo alcance linear e o baixo limite de detecção do Au-PPy NPs@CNTs/GCE como sensores de prednisolona foram atribuídos ao desempenho catalítico combinado das nanoestruturas de Au e PPy NPs@CNTs.

Conclusão:

Os resultados da detecção de prednisolona em cada espécime usando o método de amperometria indicaram boa precisão. A precisão e a acurácia de Au-PPy NPs@CNTs/GCE para a detecção de prednisolona foram exploradas em amostras de sangue preparadas de 5 atletas jovens de 20 a 24 anos que usaram comprimidos de prednisolona (RSD inferior a 4,25%). Além de monitorar as concentrações de prednisolona no soro dos atletas, Au-PPy NPs@CNTs/GCE pode ser usado como um sensor confiável de prednisolona. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Técnicas Biossensoriais; Nanopartículas; Prednisolona; Doping nos Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br