Acessibilidade / Reportar erro

RESPOSTAS HEMODINÂMICAS PÓS-EXERCÍCIO CONCORRENTE CRUZADO EM MULHERES HIPERTENSAS

RESUMO

Introdução:

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença que acomete, principalmente, mulheres.

Objetivo:

O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito hipotensor e a reatividade da pressão arterial em mulheres submetidas a uma sessão de exercício concorrente cruzado (CC).

Métodos:

Quinze voluntárias (54±3) realizaram exercício aeróbico alternado com uma série de exercícios com peso para a análise da variação da pressão arterial (através do método oscilométrico) e reatividade pressórica (através do Cold pressure test) pré- e pós-exercício.

Resultados:

Os resultados demonstraram a ocorrência da hipotensão pós-exercício na fase sistólica na comparação entre CC e C pós- exercício (−11,65mmHg). O CC provocou a atenuação de 7 mmHg e 4 mmHg para PAS e PAD, respectivamente, na reatividade pressórica após uma sessão.

Conclusão:

Conclui-se que o exercício concorrente cruzado garante hipotensão e reatividade positiva da pressão arterial sistólica. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos–Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Hipotensão; Pressão sanguínea; Terapia por exercício; Exercício agudo

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br