Acessibilidade / Reportar erro

COMPOSIÇÃO CORPORAL ENTRE ATLETAS UNIVERSITÁRIAS DE ESPORTES COLETIVOS

RESUMO

Introdução:

A avaliação da composição corporal em atletas do sexo feminino de diferentes modalidades esportivas é importante para o monitoramento da saúde.

Objetivos:

Comparar a composição corporal de atletas universitárias, de diferentes modalidades coletivas (futebol de salão, flag football e voleibol).

Métodos:

Estudo transversal realizado com 45 atletas do sexo feminino, com idades entre 18 e 35 anos (22,8 ± 3,55). As variáveis dependentes foram a massa gorda corporal (MG) e a massa magra (MM) medida por pletismografia por deslocamento de ar. O conteúdo mineral ósseo ajustado para estatura (CMO/estatura) e densidade mineral óssea (DMO) foram medidos por absorciometria por dupla emissão de raios X. As variáveis independentes foram os esportes [flag football (n = 12); futebol de salão (n = 20); voleibol (n = 13)] e as covariáveis foram idade (anos completos), volume de treinamento (minutos por semana) e tempo de prática (anos completos). A análise de covariância foi utilizada.

Resultados:

Ao ajustar o modelo pelas covariáveis, as atletas de voleibol (19,27 kg ± 2,20) apresentaram valores maiores de MG com relação às de flag football (16,00 kg ± 1,70) e de futebol de salão (12,20 kg ± 1,30). Não houve diferença significativa na MM, CMO/estatura e DMO total entre os esportes, mesmo depois do ajuste para as covariáveis.

Conclusões:

As atletas de voleibol apresentaram maior MG em comparação com as atletas de flag football e futebol de salão. Não houve diferenças em MM, CMO/estatura e DMO entre os jogadoras de diferentes modalidades coletivas. Este estudo pode ajudar treinadores e outros profissionais do esporte a prevenir lesões em atletas com maior MG (voleibol) ou prevenir doenças como irregularidades menstruais, comuns em atletas com baixos níveis de gordura corporal (futebol de salão), que é um dos fatores de risco para a síndrome da tríade da atleta feminina (distúrbios alimentares, irregularidades menstruais e baixa DMO). Nível de evidência III; Estudo retrospectivo comparativo .

Descritores:
Tecido adiposo; Desenvolvimento muscular; Osso; Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br