Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DE DIFERENTES INTERVALOS DE TREINAMENTO DE VELOCIDADE SOBRE A REAÇÃO DO ATLETA

RESUMO

Introdução:

Treinamento intermitente de alta intensidade (HIIT) classificado em primeiro lugar na ACSM “2013 Global Training Methodology Survey”.

Objetivo:

Explorar a influência de diferentes intervalos de treinamento de velocidade na velocidade de reação do atleta.

Métodos:

Dezesseis ciclistas do sexo masculino foram divididos randomicamente em dois grupos. Os dois grupos completaram uma rotina de treinamento de seis semanas (NT), começaram 6 semanas de SIT (total de 12 aulas), com SIT em vez de treinamento de resistência ao vivo NT, e outro treinamento permanece inalterado.

Resultados:

Depois 6 semanas de NT, o GXT da Pmáx nos grupos GC e GD diminuiu 0,7% e 1,7%, respectivamente, em comparação com os valores pré-treinamento. A diferença não foi estatisticamente significativa (P > 0,05). Depois de 6 semanas de SIT, o GXT da Pmáx aumentou significativamente (P < 0,05) em ambos os grupos experimentais, com aumentos de 9,2% e 10,2% para os grupos GC e GD, respectivamente.

Conclusões:

Os resultados mostram que o treinamento intermitente pode melhorar efetivamente o metabolismo aeróbico de ciclistas de curta distância. À medida que a carga da bicicleta motorizada e a intensidade e volume do treinamento do programa intermitente de desaceleração aumentam, mais significativas são as mudanças da capacidade aeróbica que podem resultar em adaptabilidade. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treino Aeróbico; Ciclização de substratos; Digestão aeróbia

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br