RESUMO
Introdução:
A espectroscopia de infravermelho próximo (NIRS) é uma técnica não invasiva usada na avaliação da oxigenação tecidual e no monitoramento da atividade física.
Objetivos:
Determinar a influência de fatores sexuais, antropométricos e ergoespirométricos sobre a oxigenação muscular do quadríceps e do gastrocnêmio obtidos por NIRS durante um teste de esforço.
Métodos:
Participaram deste estudo 20 indivíduos saudáveis (10 mulheres). Dois dispositivos Humon Hex® foram colocados no lado dominante dos músculos quadríceps e gastrocnêmio para medir a saturação de oxigênio muscular (SmO2). O teste de esforço foi realizado em uma esteira com controle eletrocardiográfico e mensuração do consumo de oxigênio. A SmO2foi obtida em repouso e depois de esforço máximo durante o teste. Além disso, foram medidos estatura, peso, dobras cutâneas e contorno da cintura. A bioimpedância foi usada para obter os percentuais de massa gorda e massa muscular, que foram usados para calcular a massa gorda relativa (MGR).
Resultados:
A SmO2de ambos os músculos em repouso é maior em homens do que em mulheres. No esforço máximo, a SmO2do quadríceps é semelhante nos dois os grupos. A SmO2de ambos os músculos é positivamente relacionada com estatura, massa corporal, percentual de massa muscular e contorno da cintura e negativamente relacionada com a porcentagem de massa gorda, MGR e espessura das dobras cutâneas. A correlação negativa entre o percentual de gordura e a saturação de oxigênio é mais evidente nas mulheres. Observou-se que variáveis que quantificam o esforço máximo não estão relacionadas com os valores SmO2, exceto pela correlação entre FCmáx e SmO2do músculo gastrocnêmio no sexo masculino.
Conclusão:
A SmO2dos atletas recreativos é influenciada pela localização do dispositivo e pela massa gorda dos indivíduos. As maiores diferenças entre os sexos estão no músculo gastrocnêmio. Nível de Evidência II; Estudos diagnósticos - Investigação de um exame para diagnóstico .
Descritores:
Espectroscopia de luz próxima ao infravermelho; Tolerância ao exercício; Consumo de oxigênio; Músculo esquelético; Músculo quadríceps