Acessibilidade / Reportar erro

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À ATIVIDADE FÍSICA DAS CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL

RESUMO

Introdução:

Apesar de os benefícios da prática de atividade física serem amplamente reconhecidos, níveis insuficientes são constatados entre jovens, especialmente, aqueles em vulnerabilidade social. Assim, buscam-se estratégias de incentivo à saúde, especialmente, nas fases iniciais da vida, visando a reversão desse quadro.

Objetivo:

Investigar a prevalência da atividade física, status de peso e motivação para a prática esportiva das crianças em situação de vulnerabilidade social, participantes de projetos sociais na área esportiva do estado de Santa Catarina e comparar tais resultados de acordo com a idade e sexo.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal descritivo, composto por 3066 crianças de sete a 11 anos.

Resultados:

Composto por crianças “ativas” e “moderadamente ativas”, com “peso normal”, considerando-se os domínios motivacionais para a prática de atividades físicas e esportivas: prazer, condição física, competência técnica, afiliação geral, afiliação específica e status “muito importante” e emoções e competição, “importante”. Desta forma, as meninas tendem a ser mais “moderadamente ativas”, a apresentar “sobrepeso” e “obesidade” e a considerar a competência técnica como domínio motivacional “importante” à prática de atividade física quando comparadas aos meninos. Os participantes com 10 a 11 anos eram mais “muito ativos”, apresentaram mais “sobrepeso” e “obesidade” e consideraram a afiliação específica mais “totalmente importante” quando comparados aos mais novos.

Conclusão:

Os participantes dos projetos sociais esportivos dessa amostra demonstraram um nível de atividade física dentro das recomendações, assim como o status de peso, sendo motivados à prática esportiva na maior parte dos domínios observados. Nível de evidência III; Estudos diagnósticos - Investigação de um exame para diagnóstico.

Descritores:
Atividade motora; Estado nutricional; Motivação; Vulnerabilidade social

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br