Acessibilidade / Reportar erro

VALOR DA REATIVIDADE DA FUNÇÃO DIASTÓLICA ECOCARDIOGRÁFICA SOB CARGA DE EXERCÍCIO

RESUMO

Introdução:

A disfunção diastólica do ventrículo esquerdo é um dos fatores importantes para sobrevida e prognóstico a longo prazo em pacientes com doença cardíaca coronariana.

Objetivo:

A função diastólica do ventrículo esquerdo em pacientes com doença coronariana (CHD) é avaliada por Speckle-Tracking com Ecocardiografia tridimensional (3D-STE).

Métodos:

Imagens de volume total de quatro cavidades apicais foram coletadas e o software 4D Auto LVQ foi usado para análise off-line para obter a deformação longitudinal (GLS), a deformação circunferencial (GCS), a deformação de área (GAS) e a deformação radial (GRS) do ventrículo esquerdo como um todo (quatro indicadores tridimensionais de deformação).

Resultados:

A análise da curva característica de operação do receptor (ROC) mostrou que a sensibilidade e a especificidade da GLS na predição da disfunção diastólica do ventrículo esquerdo foi de 68% a −15,5%. A sensibilidade e a especificidade da GCS para predizer disfunção diastólica do ventrículo esquerdo em −17,5% foram 76% e 81%, e as da GAS em −29,5% foram 84% e 68%, respectivamente.

Conclusões:

Os parâmetros de deformação do 3D-STE podem ser usados para prever a LVEDP em pacientes com doença cardíaca coronariana com fração de ejeção ventricular esquerda normal e podem ser usados como um novo índice de diagnóstico ultrassônico para avaliar a função diastólica do ventrículo esquerdo. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos – Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Doença da artéria coronariana; Túnel aórtico ventricular esquerdo

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br