Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO INTERVALADO É INSUFICIENTE PARA ATENUAR DISTÚRBIOS METABÓLICOS EM RATOS DIABÉTICOS

RESUMO

Introdução:

O diabetes tipo 1 é uma doença metabólica associada a alterações sanguíneas e distúrbios da funcionalidade do sistema imunológico inato.

Objetivo:

Este estudo investigou os efeitos de duas semanas de treinamento intervalado sobre a bioquímica sanguínea e os parâmetros imunológicos em ratos com diabetes tipo 1.

Métodos:

Ratos Wistar machos foram divididos em três grupos: sedentário (SE, n = 10), sedentário diabético (SD, n = 10), treinado diabético (TD, n = 10). O diabetes foi induzido por uma injeção IV de estreptozotocina (45 mg/kg). O treinamento intervalado de natação consistiu em 30 segundos de exercício, com 30 segundos de recuperação, por 30 min., três vezes por semana, durante duas semanas, com sobrecarga de 15% da massa corporal total. Foram avaliados: glicemia de jejum, triglicerídeos, frações de lipoproteínas de muito baixa densidade, baixa densidade e alta densidade do colesterol, concentrações do colesterol total, capacidade fagocítica, conteúdo de vesículas catiônicas, produção de ânion superóxido e produção de peróxido de hidrogênio pelos neutrófilos sanguíneos e macrófagos peritoneais.

Resultados:

Os resultados mostraram que duas semanas de treinamento intervalado não atenuaram o estado hiperglicêmico em repouso e não diminuíram os lipídeos sanguíneos do grupo TD. O diabetes aumentou a funcionalidade dos neutrófilos sanguíneos e dos macrófagos peritoneais no grupo SD. O treinamento intervalado aumentou o conteúdo das vesículas catiônicas e a capacidade fagocítica dos neutrófilos sanguíneos e macrófagos peritoneais no grupo TD.

Conclusão:

Em duas semanas de treinamento intervalado verificou-se aumento dos parâmetros de funcionalidade das células do sistema imunológico inato, que foi, porém, insuficiente para atenuar os distúrbios bioquímicos causados pelo diabetes.

Descritores:
diabetes mellitus; sistema imunológico; hiperglicemia

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br