Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DO TREINAMENTO DE ALTA INTENSIDADE NA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA EM JOGADORES DE BASQUETE

RESUMO

Introdução

Aumentar o nível de densidade mineral óssea dos atletas pode proporcionar melhores condições físicas básicas para jogadores de basquetebol, prevenir fraturas causadas pela osteopenia e reduzir a ocorrência de lesões esportivas graves.

Objetivo

Explorar o efeito do treinamento de alta intensidade na densidade mineral óssea de jogadores de basquetebol.

Métodos

Neste experimento, 30 indivíduos foram divididos em grupo masculino e feminino, o treinamento de exercícios de alta intensidade foi realizado por 60 minutos, três vezes por semana durante um total de 8 semanas. Os índices relevantes foram medidos antes e após o treinamento, seus dados foram classificados e analisados.

Resultados

O treinamento de alta intensidade pode melhorar significativamente a densidade mineral óssea dos jogadores de basquetebol, e o aumento da densidade mineral óssea das jogadoras de basquetebol feminino é ligeiramente menor do que o dos jogadores masculinos. Além disso, o aumento da densidade mineral óssea pode melhorar de forma abrangente a força muscular e a aptidão física dos atletas.

Conclusão

O treinamento de alta intensidade pode promover a melhoria da densidade mineral óssea e habilidades esportivas dos jogadores de basquetebol, necessitando de estudos promotores para sua popularização em Faculdades e Universidades. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Exercício Físico; Basquetebol; Densidade Óssea

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br