Acessibilidade / Reportar erro

REFORÇO DOS MÉTODOS DE TREINAMENTO PARA A CAPACIDADE DE PERCEPÇÃO MOTORA NO TÊNIS

RESUMO

Introdução:

A percepção especializada do tênis é simplesmente o aprendizado da “sensação de bola”. A especialização refere-se a se um jogador pode manusear e controlar a bola como ele deseja, conhecida também como aptidão física.

Objetivo:

Estudar o efeito e o mecanismo do treinamento de rastreamento de movimento para melhorar os métodos de treinamento da percepção dos jogadores de tênis.

Métodos:

Este trabalho conduz um experimento temporal em 38 jogadores profissionais de tênis, divididos em dois grupos. O grupo experimental utilizou o treinamento de rastreamento opto cinético para rastreamento e feedback de seus movimentos. O grupo de controle não recebeu nenhum tratamento intervencionista. Foram registradas e analisadas a percepção dos jogadores e os dados de ondas cerebrais em diferentes momentos do treinamento.

Resultados:

Os sujeitos do grupo experimental tiveram uma alta precisão na discriminação de localização espacial da bola. O experimento foi capaz de produzir um sinal M1 occipital significativo após o ensaio de 360 ms. O sinal M2 na região occipital também teve efeitos principais perceptíveis em cada período. O nível do sinal M2 no grupo experimental demonstrou um aumento.

Conclusão:

O treinamento visual de rastreamento de movimento demonstrou refletir um impacto significativo sobre a percepção dos tenistas. Este treinamento pode melhorar a capacidade perceptiva dos jogadores de tênis comprovando-se um aliado no reforço nos métodos atuais de treinamento. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Tênis; Atletas; Aptidão Física; Desempenho Psicomotor

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br