Acessibilidade / Reportar erro

MOVIMENTO DOS MEMBROS DE ATLETAS DE BASQUETE EM EXERCÍCIOS ESPORTIVOS

RESUMO

Introdução:

O desempenho dos jogadores de basquete é baseado na função física e na qualidade. Além de fatores genéticos, a função física também pode ser melhorada por meio de treinamento adquirido.

Objetivo:

O artigo analisa o conceito de movimento corporal por meio de dados da literatura e de um levantamento por questionário.

Métodos:

Este artigo analisa as características mecânicas da tecnologia do basquete a partir da perspectiva da fisiologia e propõe métodos para desenvolver a força em jogadores de basquete.

Resultados:

Por meio da ativação de diferentes ações de treinamento, o controle dos músculos que mantêm a estabilidade dos membros para ajustar o equilíbrio corporal é benéfico para melhorar a coordenação e a sensibilidade muscular.

Conclusões:

Constatamos que o princípio da carga incremental, o princípio SAID e a abrangência no treinamento de força é um método útil para aprimorar o metabolismo aeróbico do atleta. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Basquetebol; Atletas; Esportes; Membros

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br