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NÍVEL SOCIOECONÔMICO E ATIVIDADE FÍSICA DURANTE O RECREIO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO

Introdução

A associação entre o nível socioeconômico (NSE) e o nível de atividade física (AF) no âmbito escolar tem sido pouco estudada.

Objetivo

Descrever a associação entre o NSE e a intensidade da AF durante o recreio em crianças de ensino fundamental e também o espaço dedicado à atividade física.

Métodos

Participaram 212 crianças (110 meninos e 102 meninas) que, na ocasião do estudo, estavam no quarto, quinto e sexto ano do ensino fundamental. O número de sujeitos foi dividido em quatro níveis de acordo com o índice de marginalização (IM). A localização geográfica das escolas e a área disponível foram calculadas com o software Google Maps Pro (GMP).1 O nível de atividade física foi medido por acelerometria.2 As comparações dos diferentes níveis de AF com relação aos índices de marginalização e sexo foram analisadas por variância unidirecional. A associação entre as variáveis de saúde e a AF foi determinada pela correlação de Pearson.

Resultados

Os resultados indicaram que o nível e a intensidade de AF durante o recreio estão associados ao nível socioeconômico e ao índice de marginalização social, bem como a sexo, idade e infraestrutura.

Conclusões

Quanto maior foi o nível de marginalização social, menor o espaço para praticar e o nível de AF. Nível de Evidência III; Estudo retrospectivo comparativo.

Atividade física; Nível socioeconômico; Recreação; Acelerometria

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