Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DE IMAGENS MÉDICAS POR TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DA GEOMETRIA ÓSSEA DE JOGADORES DE BASQUETE

RESUMO

Introdução:

O basquetebol afetará a morfologia e a estrutura dos ossos e articulações da mão.

Objetivo:

o artigo selecionou nove jogadores profissionais de basquete (grupo de basquete) e 11 não jogadores de basquete (grupo de controle) da equipe juvenil da província. Uma tomografia computadorizada espiral de 64 linhas foi usada para digitalizar o punho e a reconstrução tridimensional. O volume de cada osso do carpo e o valor da tomografia computadorizada (densidade óssea) foram medidos.

Métodos:

Para explorar a influência dos esportes de basquete sobre os ossos da mão e a estrutura morfológica das articulações, o artigo analisa as características estruturais das imagens de tomografia computadorizada de ossos do punho de jovens jogadores de basquete do sexo masculino.

Resultados:

Em comparação com os ossos do carpo no grupo de controle, o volume do osso navicular direito e o osso poligonal pequeno, o osso navicular esquerdo, o osso triangular grande e o osso poligonal pequeno no grupo de basquete aumentaram significativamente (P <0,05).

Conclusões:

O basquete pode aumentar o volume dos ossos do punho de atletas adolescentes do sexo masculino e reduzir a densidade óssea; a estrutura morfológica dos ossos do pulso que não se quebram em jogadores de basquete tem mudanças semelhantes às dos espigões. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos- investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Fenômenos fisiológicos da nutrição esportiva; Densidade óssea; Tomografia; Punho; Basquetebol

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br