Acessibilidade / Reportar erro

MEDICINA DO ESPORTE SISTEMÁTICA BASEADA NO CONCEITO DE ATINGIR O PREPARO FÍSICO

RESUMO

Introdução:

A ideia do esporte como forma de fortalecer o corpo já circula há muito tempo. Também foi confirmada na perspectiva da medicina moderna. O desenvolvimento do esporte tem sido aceito pelas pessoas ao observar o efeito obtido em provas médicas.

Objetivo:

Este artigo explora as características e deficiências comportamentais do exercício físico para os idosos cujo objetivo é fortalecer a saúde.

Métodos:

O estudo analisou estatisticamente os fatores que influenciam idosos chineses urbanos a participarem em esportes. Ao mesmo tempo, questionários de sondagem e estatísticas matemáticas foram utilizados para descobrir os principais obstáculos que em geral impedem a participação dos idosos em esportes em cidades chinesas.

Resultados:

Manter-se em forma é o principal propósito para a participação de idosos urbanos em esportes. Caminhadas, Tai Chi, dança de quadrilhas etc. são os principais esportes dos idosos.

Conclusão:

A maioria dos adultos mais velhos ainda participam de exercícios físicos de forma independente, ou em pequenos grupos que eles mesmos organizam. Sob o conceito de preparo físico, os idosos praticam exercícios mais ativamente. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Exercício físico; Teste de esforço; Medicina esportiva; Análise fatorial

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br