Acessibilidade / Reportar erro

Alterações palpebrais: frequência de ocorrência e perfil dos portadores em amostra populacional brasileira

RESUMO

Objetivo:

Apresentar a frequência de ocorrência das alterações palpebrais em uma amostra populacional brasileira, assim como as características de seus portadores.

Métodos:

Estudo transversal utilizando amostra populacional aleatorizada, realizado nos anos de 2004/2005, em nove cidades da região centro-oeste do estado de São Paulo. Foram examinadas 7654 pessoas sendo os participantes avaliados segundo variáveis demográficas e exame oftalmológico completo. As alterações palpebrais foram avaliadas por meio de exame externo usando lanterna e lâmpada de fenda. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente.

Resultados:

As alterações palpebrais como a triquíase e o ectrópio foram mais relacionadas às características homens, brancos, queixa de redução de acuidade visual para perto. Foi realizado tratamento cirúrgico em 72,7% das triquíases detectadas, assim como 28,5% dos ectrópios. Já os casos de ptose palpebral foram relacionados ao sexo feminino, brancas, com queixa de diminuição da acuidade visual para perto e 26,3% necessitaram de cirurgia. Entrópio foi detectado em um caso, masculino, branco e epibléfaro foi observado em um indivíduo do sexo feminino, parda.

Conclusão:

A alteração palpebral mais presente na população geral brasileira é a triquíase, seguida da ptose palpebral e do ectrópio. Os autores chamam a atenção para o fato de os portadores não possuírem queixas relacionadas às alterações palpebrais.

Descritores:
Doenças palpebrais/epidemiologia; Estudos populacionais; Brasil

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br