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Sintomas visuais e insuficiência de convergência em docentes universitários

Resumo

Objetivo:

Investigar a prevalência de desconforto visual e insuficiência de convergência (IC) em docentes universitários.

Métodos:

Tratar-se de um estudo transversal, com 60 docentes de ambos os sexos, tendo sido utilizado o questionário Convergence Insufficiency Symptom Survey, validado para a população brasileira.

Resultados:

Dos docentes entrevistados 55,0% eram do sexo feminino. 48,3% responderam dedicar menos que duas horas por dia à leitura, sendo que 40,0% dos entrevistados disseram que fazem pausas de 30 minutos à uma hora durante a leitura e 63,3% afirmaram passar entre 2 a 5 horas por dia em frente ao computador. Em relação à investigação sobre as doenças do sistema visual, 25,0% relataram apresentar miopia, sendo que 55,0% dos indivíduos usam óculos e destes 41,7% o usam com frequência. Quanto à investigação da prevalência de insuficiência de convergência, obteve-se frequência de (1,8) %.

Conclusão:

Constatou-se que a maioria dos entrevistados se apresentou com desconforto visual e uma pequena porcentagem foram acometidos pela IC.

Descritores:
Acuidade visual; Transtornos da motilidade ocular; Transtornos da visão; Visão binocular

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