Acessibilidade / Reportar erro

Análise das injeções intravítreas do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo

Resumo

Objetivo:

Analizar o perfil dos pacientes submetidos a Injeções Intravítreas (IVTs), as indicações e os custos do tratamento.

Métodos:

O estudo foi realizado através de protocolos próprios, aplicados por meio de análise de prontuários dos pacientes submetidos a IVTs no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo no período de janeiro de 2017 a junho de 2018. Os dados obtidos foram submetidos a análise descritiva.

Resultados:

Os resultados encontrados demonstraram que 3181 injeções foram realizadas em 1421 olhos no período do estudo; não foi evidenciada nenhuma complicação durante os procedimentos; nenhum paciente evoluiu com endoftalmite durante o seguimento; a principal droga injetada foi o Bevacizumabe; a principal patologia tratada foi a Maculopatia Diabética; e o custo com estes procedimentos foi de pelo menos R$ 776.257,56. Somente 10% dos pacientes diabéticos possuíam a Hemoglobina Glicada inferior a 7%. Apenas 25% dos pacientes com Doença macular Relacionada a Idade tiveram melhora documentada de Acuidade Visual.

Conclusão:

Concluiu-se que as indicações de IVTs devem ser avaliadas quanto ao prognóstico visual para benefício dos servidores públicos do estado de São Paulo. Filas de espera de acordo com o prognóstico visual são uma opção a ser aventada. As informações geradas por este estudo poderão ser utilizadas para aprimorar o serviço através do desenvolvimento de protocolos terapêuticos, como também como ponto de partida para novas pesquisas e ações ligadas ao tema.

Descritores:
Retina; Injeção intravítrea; Anti-VEGF

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br