Acessibilidade / Reportar erro

Espessura macular e fibra nervosa da retina análise de espessura no domínio ocular

Resumo

Objetivo:

Comparar as espessuras da camada de fibras nervosas da retina macular e peripapilar do olho dominante e não dominante usando a tomografia de coerência óptica (OCT).

Métodos:

104 olhos de 52 adultos jovens saudáveis foram incluídos. Exames oftalmológicos; incluindo medidas de refração, melhor acuidade visual corrigida, medição da pressão intraocular (PIO), biomicroscopia de fenda-cordeiro, exame do fundo dilatado, medição da espessura macular central (CMT) e espessura da camada de fibras nervosas da retina peripapilar (PRNFL) foram realizadas em cada sujeito. O teste Hole-in-the-card foi usado para detectar a dominância ocular.

Resultados:

houve 25 mulheres (48%) e 27 homens (52%) no estudo. Oito participantes tinham deixado a dominância do olho (15%), quarenta e quatro participantes tinham dominância do olho direito (85%). A CMT média foi de 192,5 µm no grupo dominante e 191,9 µm no grupo não dominante. Não houve diferença estatisticamente significativa entre o grupo dominante de olho e o grupo de olho não dominante tanto na espessura macular quanto na espessura da camada de fibras nervosas da retina peripapilar.

Conclusões:

Não houve diferença entre as espessuras das camadas de fibras nervosas da retina macular e peripapilar nos grupos dominante e não dominante. Mais avaliações são necessárias.

Descritores:
Macula lutea/anatomia & histologia; Retina; Fibras nervosas; Dominância ocular

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br