Resumos
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi determinar o(s) estilo(s) de aprendizagem dos estudantes do quinto ano do curso de medicina que frequentaram a disciplina de Oftalmologia e o nível de relação com o seu rendimento acadêmico. MÉTODOS: Foram aplicados questionários de estilos de aprendizagem de Kolb e Programação Neurolinguística (PNL) para determinar o estilo de aprendizagem dos estudantes e estes foram relacionados com as avaliações finais obtidas. As variáveis foram analisadas através do teste r de Pearson. RESULTADOS: Foi observado que existe relação entre as variáveis estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico (p < 0,05). Segundo o modelo de Kolb os estudantes com estilo reflexivo obtiveram melhor rendimento e de acordo com o modelo PNL, foram os estudantes com estilo visual. CONCLUSÃO: As variáveis estilos de aprendizagem a partir dos modelos de PNL e Kolb atuam independentemente do rendimento acadêmico dos estudantes do curso de medicina, indicando predomínio dos estilos visual e reflexivo.
Aprendizagem; Estudantes; Oftalmologia; Fenômenos e processos psicológicos; Programação neurolinguística; Questionários
OBJECTIVE: The aim of this study was to determine the learning styles of fifth-year medical students who attended the ophthalmology course and to also determine the correlation with their academic performance. METHODS: Kolb'slearning style and neurolinguistic programming (NLP) questionnaires were applied and related tothe final grades obtained. The variables were analyzed using Pearson's r test. RESULTS: I trevealed a relation between the variables of learning styles and academic performance (p < 0.05).According to Kolb's model, students with better performance were reflective style and according to the NLP model, students with visual style. CONCLUSION: learning styles variables from the NLP mode land Kolb, actingin dependently of the academic performance of students ina medical career, marking the highest preference forthe visual style andreflective questionnaires applied based on both models.this study is consistent with other research in this field conducted with students of the samerace.
Learning; Students; Ophthalmology; Psychological phenomena processes; Neurolinguistic programming; Questionnaires
ARTIGO ORIGINAL
Relação entre estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico dos estudantes do quinto ano de medicina
Mario PellónI,II; Sandra NomeIII; Angélica AránIV
IProfessor Associado da Universidad de La Frontera, Temuco, Chile
IIPrograma de Doutorado em Ciências Morfológicas, Universidad de La Frontera, Temuco, Chile
IIIProfessora, Escola de Educação da Universidad Mayor, Sede Temuco, Chile
IVDoutora em Psicologia Humana, Universidad Mayor, sede Temuco - Temuco, Chile
Autor correspondente Autor correspondente: Dr. Mario Pellón Oftalmólogo Mcs Profesor Asociado Facultad de Medicina Universidad de la Frontera, Casilla 54-D Temuco - Chile Teléfono: 56-45-325570 - Fax: 56-45-325600 E-mail: mpellon@ufro.cl
RESUMO
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi determinar o(s) estilo(s) de aprendizagem dos estudantes do quinto ano do curso de medicina que frequentaram a disciplina de Oftalmologia e o nível de relação com o seu rendimento acadêmico.
MÉTODOS: Foram aplicados questionários de estilos de aprendizagem de Kolb e Programação Neurolinguística (PNL) para determinar o estilo de aprendizagem dos estudantes e estes foram relacionados com as avaliações finais obtidas. As variáveis foram analisadas através do teste r de Pearson.
RESULTADOS: Foi observado que existe relação entre as variáveis estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico (p < 0,05). Segundo o modelo de Kolb os estudantes com estilo reflexivo obtiveram melhor rendimento e de acordo com o modelo PNL, foram os estudantes com estilo visual.
CONCLUSÃO: As variáveis estilos de aprendizagem a partir dos modelos de PNL e Kolb atuam independentemente do rendimento acadêmico dos estudantes do curso de medicina, indicando predomínio dos estilos visual e reflexivo.
Descritores: Aprendizagem; Estudantes; Oftalmologia; Fenômenos e processos psicológicos; Programação neurolinguística; Questionários
INTRODUÇÃO
A formação profissional na área médica se fortalece quando os profissionais que participam dessa formação se interessam em conhecer os processos cognitivos envolvidos no aprendizado de seus alunos, o que lhes possibilita ativar à luz desse conhecimento os processos cognitivos que permitem a seus alunos aprender melhor, fortalecer competências específicas sob a égide das mesmas e, portanto, garantir no futuro um melhor desempenho profissional (1).
Reconhecer os estilos de aprendizagem baseados no Modelo de Kolb(2) e na Programação Neurolinguística de Bandler e Grinder(3-5), permite implementar estratégias de ensino que possibilitam a geração da ativação cognitiva específica necessária para uma determinada aprendizagem.
A partir dos modelos de aprendizagem por experiência, que supõem que para aprender alguma coisa é necessário processar a informação recebida partindo de uma experiência direta ou concreta, foram identificados quatro modelos de estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático(2,3). Para aprender, o aluno deve trabalhar ou processar a informação recebida, a qual pode ser de uma experiência direta e concreta (ativo); de uma experiência abstrata, a qual é obtida através da leitura ou contada por alguém (teórico); de experiências concretas ou abstratas que se transformam em conhecimento quando se reflete ou se pensa sobre elas (reflexivo) ou experimentando de forma ativa a informação recebida (pragmático)(2).
O modelo de estilos de aprendizagem da Programação Neurolinguística (PNL)(4) considera que a via de ingresso da informação ao cérebro é fundamental nas preferências daquele que aprende ou ensina. Este modelo estabelece que as pessoas possuem três sistemas para representar mentalmente a informação: visual, auditivo e sinestésico, os quais são utilizados de forma desigual, potencializando uns sobre os outros, com a capacidade de desenvolver-se ou formar-se intencionalmente (4,5).
Algumas pesquisas sobre estilos de aprendizagem com estudantes de medicina são coincidentes em observar uma tendência dos mesmos para o estilo reflexivo baseado no modelo de Kolb. Em uma pesquisa com estudantes universitários e médicos residentes da Argentina foram confirmadas a presença de um estilo teórico e reflexivo (assimilador) no início do curso, contudo, ao finalizá-lo e no pós-graduação foi constatada a diminuição do estilo "assimilador", especialmente às custas do crescimento "convergente" (6).
Na mesma linha, num estudo realizado na Europa e na América Latina, verificou-se que no perfil dos estudantes de medicina predominavam os traços reflexivos e teóricos, os quais sobreporiam os estilos ativos e pragmáticos (7).
Em outra pesquisa, foi comparada a média dos escores de estilos de aprendizagem em estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Valparaíso. Em média, o resultado foi 15,12 para o estilo de aprendizagem reflexivo, 13,35 para o teórico, 12,67 para o pragmático e 11,25 para o ativo (8). Neste estudo, se considerou importante incorporar a mensuração dos estilos de aprendizagem a fim de melhorar o planejamento das disciplinas em relação aos métodos de ensino-aprendizagem utilizados.
Além disso, num estudo realizado com estudantes que en-tram no curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC), os resultados obtidos foram condizentes com os da literatura que indica, que em geral, as ciências básicas atraem preferencialmente aprendizes abstratos, enquanto que as carreiras artísticas e humanísticas a aprendizes concretos.(9) Neste sentido, podemos esperar que o desempenho acadêmico dos estudantes com habilidades abstrato-reflexivas proporcione vantagens no ciclo básico do curso e os concreto-ativos no ciclo clínico e internato. O estudo conclui que de cada 10 estudantes que entram na escola de medicina da PUC, 7 se caracterizam por analisar a informação de uma forma lógica, objetiva e imparcial. Na Universidade Autônoma do México, por sua vez, ao se identificar os estilos de aprendizagem em estudantes de medicina e sua relação com a escola de procedência, gênero e mudança no estilo, o estilo reflexivo volta a ter maior predomínio e o estilo ativo a mais baixa predominância(10).
Uma avaliação comparativa dos estilos de aprendizagem em estudantes de graduação na disciplina de patologia, médicos residentes e profissionais da carreira docente, resultou na preponderância que vem sendo apontada, que nos estilos de alunos de medicina, de médicos residentes e de profissionais que estão exercendo a carreira docente há predominância do estilo reflexivo (11).
Em função da importância que tem o domínio do conhecimento sobre a maneira como os estudantes processam a informação e desenvolvem competências específicas a partir de seus estilos de aprendizagem (12), procurou-se neste estudo abordar o reconhecimento dos estilos de aprendizagem dos estudantes do quinto ano do curso de Medicina que frequentaram a disciplina de Oftalmologia na Universidade Mayor, sede Temuco - Chile. Com isso espera-se melhorar a prática docente no sentido de fortalecer a ativação dos processos cognitivos e de processamento da informação(1), de forma que permita aos clínicos gerais fazer um diagnóstico diferencial correto e assim instaurar o tratamento adequado e, além disso, saber quando encaminhar ou não o paciente ao especialista.
MÉTODOS
Foi projetado um estudo do tipo descritivo, transversal e correlacional para determinar os estilos de aprendizagem dos estudantes do quinto ano de Medicina da Universidade Mayor, sede Temuco - Chile, que frequentaram a disciplina de Oftalmologia no segundo semestre de 2011.
A disciplina foi cursada por 26 estudantes, dos quais 19 (13 mulheres e 6 homens) aceitaram participar deste estudo. Os modelos de estilos de aprendizagem foram determinados aplicando o Questionário de Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (QHAEA) a partir do modelo de Kolb(2) e o questionário para identificar o tipo de inteligência de percepção dominante (Mode-lo PNL) Bandler e Grinder (4,5), aplicados no início da disciplina.
Os estudantes fizeram 3 provas parciais (70%, o peso relativo da nota ponderada) e um exame final (30%, o peso relativo da nota ponderada), dos quais se obteve a média final. As avalia-ções foram teórico-práticas. Foi analisada a correlação entre as variáveis dos modelos de estilo de aprendizagem e as médias finais dos estudantes através do teste r de Pearson, com nível de significância de p < 0,05.
RESULTADOS
Apresenta-se primeiramente os resultados associados à distribuição dos exames finais na disciplina de Oftalmologia (figura 1), em seguida, as correlações entre os estilos de aprendizagem e desempenho acadêmico, e finalmente a predominância dos estilos de acordo com o modelo de Kolb e da PNL (tabela 1).
Os estudantes têm em média um desempenho que se concentra em valores superiores a 5,0. Não existe dispersão de casos entre os valores 4,4 e 5,8. Os estudantes que mostraram um melhor rendimento tendem para um estilo de aprendizagem reflexivo e teórico baseado no modelo de Kolb(2), e visual e cinestésico, segundo PNL(4).
Aplicado o coeficiente de correlação r de Pearson, as variáveis estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico obtêm valores a nível de significância inferiores a 0,5 e portanto, podemos afirmar que ambas as variáveis atuam com independência.
Realizada a análise descritiva de relações entre variáveis quantitativas (rendimento) e qualitativas (estilos de aprendizagem) observa-se que os resultados tendem a concentrar-se nas categorias visual e sinestésica conforme o modelo de estilos de aprendizagem PNL.
Isto implica que os sujeitos deste estudo que possuem um estilo visual têm melhor rendimento na disciplina de Oftalmologia, seguidos daqueles cujas representações mentais da informação situam-se no sinestésico.
Como mostra a figura 2 a média mais alta dos estilos de aprendizagem dos estudantes do quinto ano do Curso de Medicina na disciplina de Oftalmologia da Universidade Mayor (sede Temuco) determinados pelo QHAEA, baseado no modelo de Kolb,(2)ocorreu no estilo reflexivo com uma média de 15,3 seguido do estilo teórico com um valor de 14,1.
Os resultados obtidos do questionário de estilos de aprendizagem do Modelo PNL(4) mostraram o valor mais alto para o estilo visual com 47%, seguidos dos estilos cinestésico e auditivo, com valores de 28% e 24%, respectivamente(Figura 3).
DISCUSSÃO
A formação universitária de um médico requer, no campo da Oftalmologia, o desenvolvimento de competências específicas para realizar um bom diagnóstico da patologia ocular, o que implica em melhorar suas capacidades de aprendizagem visual, para que a partir da clínica geral possa contribuir para a saúde dos pacientes evitando riscos posteriores com diagnósticos mal realizados e patologias não detectadas oportunamente. Neste aspecto é de grande ajuda o uso de realidades virtuais(13), uma vez que os campos clínicos são cada vez mais escassos e com limitações em seu uso.
Metodologicamente os docentes nem sempre utilizam uma informação que lhes permita conhecer seus alunos sob esta perspectiva(4,6,14), e ainda, identificar aqueles condicionantes, que no âmbito da Oftalmologia, possibilitem ativar processos cognitivos que desenvolvam a capacidade para um bom exame oftalmológico. Este fato se torna relevante em função do alto número de pacientes que chegam aos serviços de urgência com patologias oculares que não foram diagnosticadas oportunamente pelo médico generalista, o que pode prejudicar o curso clínico de uma doença.
Considerando os estilos de aprendizagem baseados no modelo de Kolb, as conclusões deste estudo são coincidentes com as de outros trabalhos realizados nesta linha com estudantes de medicina no que diz respeito à prevalência do estilo reflexivo. Assim, estes estudantes percebem a informação de maneira mais abstrata, mas procedem reflexivamente, ou seja, respondem de modo mais assimilador e analítico, com um enfoque de pensamento divergente. Por sua vez, a partir deste estilo assumem uma postura de observador, analisando suas experiências de distintos pontos de vista, o que os faz precavidos, observando todas as implicâncias de qualquer ação antes de atuar.
O estilo teórico marcou a segunda tendência de aprendizagem, onde os sujeitos adaptam e integram as observações que realizam em teorias complexas e bem fundamentadas logicamente. Analisam e sintetizam a informação e em suas atuações primam a lógica e a racionalidade.
A distribuição das melhores avaliações obtidas pelos estudantes na disciplina de Oftalmologia tendem a concentrar-se com maiores pontuações nas categorias visual e sinestésica, conforme o modelo de estilos PNL(4). Destes, o primeiro estilo se observou na maioria dos estudantes.
No estilo visual, os estudantes preferem o estético, dando importância à imagem, falam rápido e as imagens em sua cabeça passam em alta velocidade(12). Com este estilo, se aprende observando demonstrações e procedimentos. Nos processos de leitura preferem as descrições, com um olhar minucioso imaginam as cenas de forma intensa e detalhada.
No estilo sinestésico, os estudantes aprendem fazendo, envolvendo-se diretamente, movem-se quando leem, lembram melhor o que realizaram e não dão maior importância às imagens.
Os estilos são relativamente estáveis, mas podem ser modificados nos ambientes de aprendizagem nos quais os estudantes convivem quando é possível direcionar, a partir da função docente, o descobrimento dos mesmos para aprender a adaptalos às suas experiências educativas. Assim, existem experiências de ensino no uso de novos instrumentos para examinar o fundo de olho, com resultados na aprendizagem de seu uso e capacidade diagnóstica em apenas oito semanas.(15)
A implementação de protótipos didáticos ou estratégias específicas de ensino(16), baseados no reconhecimento dos estilos de aprendizagem, podem favorecer aos futuros médicos na realização de um diagnóstico preciso e oportuno das patologias oculares em seus pacientes a partir da clínica geral, contribuindo para melhorar a saúde visual da população (17).
Limitações
Dentro das limitações do presente estudo deve ser mencionado que se desconhece o estilo de aprendizagem que os estudantes tinham no seu ingresso na escola de medicina, e, além disso, se este estilo mudou no decorrer dos quatro primeiros anos. Da mesma forma, ao longo do tempo não foi feito um acompanhamento do grupo de estudantes participantes deste estudo de maneira que fosse possível detectar eventuais efeitos em seu rendimento proveniente do conhecimento que cada um deles teve do seu estilo de aprendizagem.
Outra limitação foi não contar com estudos prévios neste grupo de estudantes que permitissem comparar o possível efeito de outros métodos de ensino-aprendizagem que tenham sido aplicados nos mesmos.
CONCLUSÃO
Os estilos de aprendizagem dos estudantes do quinto ano de medicina, na disciplina de Oftalmologia, não afetam seu rendimento acadêmico, ou seja, ambas as variáveis atuam com independência uma da outra.
Ainda que as variáveis não se correlacionem a um nível de significância superior a 0,05 os melhores rendimentos acadêmicos indicam tendência para o estilo visual baseado no modelo de PNL e reflexivo baseado no modelo de Kolb.
Considerando os estilos de aprendizagem e suas predisposições, baseado no modelo de PNL aplicado nos sujeitos desse estudo, os mesmos indicam maior tendência ao estilo visual.
Conforme a aplicação do questionário QHAEA baseado no modelo de Kolb, o estilo reflexivo, seguido do teórico foram os mais frequentes nos estudantes que fizeram parte desse estudo.
A formação profissional no campo da medicina e Oftalmologia, poderia melhorar caso os docentes conhecessem os processos cognitivos implicados na aprendizagem de seus alunos e direcionassem técnicas docentes que determinassem um melhor rendimento acadêmico.
Recebido para publicação em: 3/9/2012
Aceito para publicação em: 24/11/2013
Os autores declaram não haver conflitos de interesse
Instituição onde o trabalho foi desenvolvido: Universidade Mayor Temuco Chile.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
31 Out 2013 -
Data do Fascículo
Jun 2013
Histórico
-
Recebido
03 Set 2012 -
Aceito
24 Nov 2013