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'E-learning' como um complemento do ensino presencial de prevenção da cegueira: ensaio clínico

OBJETIVO: Avaliar se um material disponibilizado através de E-learning antes de aulas presenciais de prevenção da cegueira (PC) melhora o nível de conhecimento basal dos estudantes, e ajuda a manter esse conteúdo um mês após a aula. MÉTODOS: Estudantes do quarto ano do curso médico foram aleatoriamente sorteados para ter aulas presenciais de PC (grupo tradicional = GT) ou ter aulas presenciais precedidas de material adicional por E-learning (grupo E-learning = GEL). Este material foi enviado por correio eletrônico uma semana antes da aula presencial. Os estudantes foram submetidos a testes de múltipla escolha com sete questões (com três alternativas cada) imediatamente antes da aula presencial, imediatamente após a aula, e um mês após a aula. Os três testes tiveram as mesmas questões: entretanto, as respostas foram distribuídas em sequências diferentes. O desfecho primário foi a nota do pré-teste. Os desfechos secundários foram as notas dos pós-teste imediato e do pós-teste tardio. RESULTADOS: Entre os 120 alunos do quarto ano de medicina, uma amostra aleatória de 34 alunos foi selecionada para o grupo GT e 34 alunos para o grupo GEL. Os dois grupos obtiveram nota similar no pós-teste imediato (GT=6.8 e GEL=6.9; P<.754), porém diferenças estatisticamente significativas no pré-teste (GT=3.6 e GEL=4.7; P<.001), e no pós-teste tardio (GT=6.1 e GEL=6.8; P<.001). CONCLUSÃO: Os resultados do pré-teste e do pós-teste tardio sugerem que o E-learning pode ser um complemento eficiente do ensino presencial de prevenção da cegueira.

Cegueira; Aprendizado; Internet; Educação à distância


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