Acessibilidade / Reportar erro

Perfil e variabilidade da pressão intraocular após implante do dispositivo EX-PRESS

Resumo

Objetivo:

O dispositivo EX-PRESS é uma alternativa cirúrgica para o tratamento do GPAA. Descrever o comportamento da PIO antes e após a implantação do EX-PRESS, o tratamento farmacológico utilizado no período pré e pós-operatório e as complicações no primeiro ano do pós-operatório.

Métodos:

Estudo descritivo quantitativo com revisão de prontuários eletrônicos de um hospital particular de referência oftalmológica de Goiânia (GO) no período de 2013 a 2018. Amostra composta por 8 olhos com GPAA submetidos ao implante de EX-PRESS. Foram observadas variáveis: sexo, idade, olho operado, medicações antiglaucomatosas usadas, pressão intraocular pré e pós-operatória, e possíveis complicações.

Resultados:

No pré-operatório, todos os olhos usavam colírios antiglaucomatosos, 75% faziam uso simultâneo de 3 ou mais classes diferentes. Após 12 meses do EX-PRESS, apenas 12,5% usavam três ou mais colírios e 37,5% não usavam nenhum colírio. Em média, as PIO variaram de 18,63 (DP 9,38) mmHg no pré-operatório para 14,50 (DP 4,14) mmHg em 12 meses do pós-operatório. As complicações foram: hipotensão ocular, hipertensão ocular,afinamento de bolha conjuntival, bolha cística, obstrução parcial do EX-PRESS.

Conclusão:

A eficácia do EX-PRESS na redução da PIO foi verificada na amostra desse estudo. Concomitantemente, constatou-se diminuição considerável de medicações anti-glaucomatosas, e poucas complicações associadas.

Descritores:
Implantes para drenagem de glaucoma; Glaucoma; Pressão intraocular; Tratamento farmacológico; Complicações pós-operatórias; Implantação de prótese/métodos

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br