Acessibilidade / Reportar erro

Análise clínica, terapêutica e dos parâmetros tomográficos de pacientes portadores de ceratocone atendidos na Fundação Hilton Rocha

Resumo

Objetivo:

Analisar dados clínicos, terapêuticos e parâmetros tomográficos dos pacientes portadores de ceratocone atendidos na Fundação Hilton Rocha.

Métodos:

É um estudo retrospectivo com amostra aleatória de 150 pacientes submetidos a tomografia de córnea e segmento anterior (Pentacam - Oculus, Wetzlar, Alemanha) na Fundação Hilton Rocha no ano de 2015. Os pacientes foram classificados como portadores ou suspeitos de ceratocone através dos parâmetros: paquimetria, elevação central anterior e posterior, Ambrosio Relational Thinnest (ART), valor de D e ceratometria. Após a seleção foi realizada análise dos prontuários, coletados dados clínicos e terapêuticos dos pacientes. Os dados foram colocados em tabela e analisados.

Resultados:

Dos pacientes classificados como portadores de ceratocone, 23% tinham 6 parâmetros alterados, e 10% foram classificados com apenas 1 parâmetro alterado. O índice ART foi o que mais se alterou (83%) nos pacientes portadores de ceratocone. Na análise dos dados clínicos e terapêuticos, 76,8% dos pacientes apresentaram acuidade visual melhor ou igual a 20/60, e 19% mencionaram apresentar atopia e, 90% dos pacientes utilizavam como tratamento apenas lentes corretoras (óculos e lente de contato).

Conclusão:

A utilização de índices tomográficos para o diagnóstico do ceratocone têm aumentado a sensibilidade e a especificidade na triagem de pacientes portadores desta ectasia, possibilitando o diagnóstico de maneira mais precoce e consequentemente maior sucesso terapêutico.

Descritores:
Ceratocone; Córnea; Diagnóstico; Ectasia Tomografia

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br