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Análise do ensino da oftalmoscopia direta nos cursos de graduação em Medicina do Estado de Mato Grosso

Resumo

Objetivo:

o ensino da oftalmoscopia direta vem recebendo menos atenção na graduação, o que resulta em médicos sem confiança para realizá-la. Diante disso, foi analisada a autopercepção dos acadêmicos dos cursos de medicina de Mato Grosso sobre a oftalmoscopia direta e os principais fatores responsáveis pela insegurança em executá-la.

Métodos:

foi realizada a revisão bibliográfica nas bases Pubmed, Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde, sendo construído um questionário aplicado, pelo método bola de neve e após parecer favorável do Comitê de Ética, a acadêmicos de medicina do Mato Grosso que estavam cursando regularmente o quinto ou sexto ano do curso. A análise estatística foi realizada no software SPSS 20, considerando intervalo de confiança de 95%.

Resultados:

verificou-se que a proporção de acadêmicos que tiveram aulas sobre a oftalmoscopia direta foi superior em universidades públicas (p < 0,001); que a maioria dos alunos não acredita que suas escolas forneçam as condições adequadas para o aprendizado do exame (p = 0,001); que 10,5% se consideram conhecedores da teoria e prática da oftalmoscopia direta (p = 0,004); que a falta de treinamento durante a graduação é o principal fator que dificulta o aprendizado do exame; e que isso resulta em falta de confiança em realizar o mesmo.

Conclusão:

a oftalmoscopia direta não tem recebido a devida importância durante a graduação em medicina no estado de Mato Grosso. Com tais resultados, pode-se tomar medidas que melhorem o ensino-aprendizado da técnica, o que posteriormente trará benefício para a população.

Descritores:
Ensino; Aprendizagem; Oftalmoscopia; Técnicas de diagnóstico oftalmológico; Estudantes de Medicina

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