Acessibilidade / Reportar erro

Estudo retrospectivo para avaliar o impacto de ranibizumab 0,5mg na acuidade visual de pacientes com doenças maculares num contexto de vida real

Resumo

Objetivo:

O objetivo principal do estudo é avaliar, em uma população no estado da Bahia, o impacto do ranibizumab na acuidade visual melhor corrigida de pacientes com doença macular e edema macular.

Métodos:

Para isso, fizemos uma avaliação retrospectiva e observacional da acuidade visual do grupo de pacientes seguidos no Hospital Universitário Professor Edgard Santos e Oftalmodiagnose Hospital de Olhos em 2011 e 2012 em um contexto de vida real.

Resultados:

O estudo demonstrou desfecho favorável com aumento da acuidade visual de 32%, o que significa melhora de mais de uma linha no quadro snellem. Conclusão: A melhora da acuidade visual desse grupo foi observada desde o início até o final do seguimento em um contexto da vida real.

Descritores:
Degeneração macular/terapia; Neovascularização retiniana; Acuidade visual; Anticorpos monoclonais/uso terapêutico

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br