Acessibilidade / Reportar erro

Cisto ósseo aneurismático do retropé: relato de dois casos Trabalho desenvolvido no Serviço de Ortopedia Pediátrica e Cirurgia Oncológica do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Passo Fundo, Passo Fundo, RG, Brasil.

RESUMO

Os tumores do retropé são raros na literatura, o diagnóstico é difícil e muitas vezes é feito pelo profissional menos experiente. Acrescente-se a isso o fato de o tratamento cirúrgico e a reconstrução serem complicados pela intrincada anatomia local. Essas lesões são desafiadoras para o ortopedista oncológico. Relatamos dois casos de cisto ósseo aneurismático do retropé e nossas opções e particularidades na condução deles de acordo com os princípios oncológicos. Nas lesões tumorais do retropé é importante a suspeita diagnóstica precoce, bem como o estadiamento adequado e a condução do caso de acordo com os princípios oncológicos, preferencialmente pelo ortopedista oncológico.

Palavras-chave:
Aneurisma; Cistos ósseos; Doenças do pé; Neoplasias ósseas

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br