Acessibilidade / Reportar erro

Fraturas do tipo supinação-rotação externa: análise dos resultados clínicos da retirada do parafuso transindesmoidal Trabalho desenvolvido no Hospital Universitário de Canoas, Serviço de Ortopedia e Traumatologia, Grupo de Pé e Tornozelo, Canoas, RS, Brasil.

RESUMO

OBJETIVO:

Avaliar o resultado pós-operatório dos pacientes com fratura do tornozelo pelo mecanismo de supinação-rotação externa que foram submetidos a retirada do parafuso transindesmoidal (PT).

MÉTODOS:

Estudo de coorte retrospectivo que avaliou os resultados pós-operatórios tardios de 35 pacientes operados entre janeiro de 2013 e junho de 2015. Foram incluídos pacientes submetidos ao tratamento da ruptura da sindesmose tibiofibular distal com fixação com PT e que não apresentavam lesões cirúrgicas concomitantes em outros sítios que não o tornozelo. Pacientes que não foram devidamente acompanhados no pós-operatório foram excluídos.

RESULTADOS:

Não houve diferença estatisticamente significativa nos desfechos avaliados entre os pacientes que tiveram o PT removido e os que permaneceram com o PT.

CONCLUSÃO:

A retirada do PT não alterou significativamente o resultado clínico dos pacientes tratados cirurgicamente com PT por fraturas do tipo supinação-rotação externa.

Palavras-chave:
Fraturas do tornozelo; Fixação interna de fraturas; Traumatismos do tornozelo; Cirurgia ortopédica

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br