Acessibilidade / Reportar erro

Anatomia radiográfica do fêmur proximal: fratura de colo vs . fratura transtrocantérica Trabalho desenvolvido no Hospital Otávio de Freitas, Recife, PE, Brasil.

RESUMO

OBJETIVO:

Correlacionar parâmetros radiográficos do fêmur proximal com a ocorrência de fraturas do colo do fêmur ou fraturas transtrocantéricas do fêmur.

MÉTODOS:

Foram avaliados o ângulo cevicodiafisário (ACD), a largura do colo femoral (LCF), o comprimento do eixo do quadril (CEQ) e a distância entre as lágrimas acetabulares (DL) de radiografias de bacia em incidência anteroposterior de 30 pacientes com fratura de colo de fêmur (n = 15) e fratura transtrocantérica de fêmur (n = 15). A avaliação foi feita com a comparação dos pacientes com fratura de colo de fêmur com os pacientes com fratura transtrocantérica.

RESULTADOS:

Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre as amostras obtidas entre os dois grupos comparados.

CONCLUSÃO:

Não houve correlação entre os parâmetros radiográficos avaliados e ocorrência específica de fraturas de colo de fêmur ou fraturas transtrocantéricas de fêmur.

Palavras-chave:
Fraturas do quadril; Colo do fêmur; Radiografia

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br