Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome do túnel do carpo aguda por trombose da artéria mediana: Relato de caso* * Trabalho desenvolvido no Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Resumo

A síndrome do túnel do carpo é a neuropatia compressiva mais comum do membro superior, afetando ~ 4% da população geral. O quadro clínico caracteriza-se por dor e, principalmente, parestesia no território do nervo mediano, de início insidioso e, nos casos mais graves, observa-se perda de força e atrofia da musculatura tenar. Trata-se de patologia extremamente comum na prática diária de cirurgia da mão, e na maior parte dos casos pode ser tratada com métodos conservadores. Apresentamos aqui um caso atípico de síndrome do túnel do carpo, de surgimento agudo, desencadeado pela trombose da artéria mediana persistente, quadro associado com embolização distal e hipoperfusão do membro.

Palavras-chave
síndrome do túnel do carpo; trombose; artérias; síndrome compressiva

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br