Acessibilidade / Reportar erro

Perfil epidemiológico e clínico dos pacientes submetidos a artroplastia total do joelho* * Trabalho desenvolvido no grupo de Cirurgia do Joelho, Hospital Santa Teresa, Petrópolis, RJ, Brasil.

Resumo

Objetivo

Definir o perfil epidemiológico e as comorbidades associadas dos pacientes submetidos à artroplastia total do joelho (ATJ) em dois hospitais de referência.

Métodos

Durante o estudo observacional transversal, foram avaliados 294 pacientes submetidos à ATJ em 2 hospitais de atenção terciária. Coletou-se, por entrevista direta, o diagnóstico das comorbidades auto-relatadas. Foram calculados o índice de comorbidades funcionais (do inglês Functional Comorbidity Index, FCI) e o índice modificado de cinco fatores de fragilidade (do inglês 5-Factor Modified Frailty Index, mFI-5). Avaliou-se a incidência das comorbidades e a relação destas com os índices calculados.

Resultados

A maioria dos pacientes da amostra foram mulheres (p¼ 0,000) entre a sétima e oitava décadas de vida. A hipertensão arterial sistêmica foi a patologia mais comum, seguida de obesidade e diabetes mellitus. O ICFapresentou uma relação direta com sexo feminino (p¼ 0,038) e a obesidade (p< 0,001). O mFI-5 apresentou relação somente com a obesidade (p¼ 0,022), e demonstrou uma chance maior de complicações nesse grupo.

Conclusão

Os pacientes submetidos à ATJ são essencialmente portadores de comorbidades clínicas que podem influenciar negativamente os resultados funcionais e comprometer a segurança do procedimento. A identificação dos fatores de risco pode contribuir para a segurança e melhor seleção dos candidatos a ATJ.

Palavras-chave
artroplastia; joelho; comorbidade; epidemiologia; complicações pósoperatórias

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br