Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da qualidade de vida após vertebroplastia em fraturas osteoporóticas compressivas Trabalho desenvolvido no Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

Objetivo:

Com o aumento da expectativa de vida no mundo, as fraturas por osteoporose se tornaram mais frequentes e aumentaram também os gastos no tratamento. Avaliar a melhora da dor e da qualidade de vida de pacientes com fraturas vertebrais osteoporóticas compressivas submetidos a vertebroplastia.

Métodos:

Foram submetidos à vertebroplastia 18 pacientes com 27 vértebras fraturadas e avaliados pelo questionário de limitações de Oswestry 2.0 de forma pré-operatória, 24 horas e seis meses no pós-operatório.

Resultados:

Melhora de 75% da dor e da qualidade de vida, com Oswestry médio pré-operatório de 40%, em 24 horas de 10% e após seis meses da cirurgia, de 9%. (p ≤ 0,05).

Conclusão:

A vertebroplastia é efetiva no manejo das fraturas vertebrais osteoporóticas por compressão e melhora da dor e da qualidade de vida dos pacientes no pós-operatório imediato e médio prazo.

Vertebroplastia; Fraturas da coluna vertebral; Qualidade de vida


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br