Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da influência hormonal em pacientes com fraturas atribuídas a osteoporose* * Trabalho desenvolvido no Laboratório de Imunologia, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil.

Resumo

Objetivo

Avaliar a influência dos níveis hormonais de vitamina D, calcitonina, testosterona, estradiol e paratormônio em pacientes com fratura atribuída a osteoporose, quando comparados com pacientes jovens que tiveram fraturas decorrentes de acidente de alto impacto.

Métodos

Foram coletadas amostras de sangue de 30 pacientes idosos com fratura atribuída a osteoporose (T-score ≤-2,5) (grupo com osteoporose) e 30 amostras de sangue de pacientes jovens que sofreram fraturas decorrentes de acidentes de alto impacto (grupo controle). Foram realizadas dosagem de 1,25-hidroxivitamina D (Kit Diasorin, Saluggia, Italy), calcitonina (Kit Siemens, Tarrytown, NY, USA), testosterona, estradiol e paratormônio (Kit Beckman Couter, Indianapolis, IN, United States) pela técnica de quimiluminescência. Os dados foram inseridos em uma planilha de dados no programa Microsoft Excel (Microsoft Corp., Redmond, WA, EUA) e analisados pelo programa de estatística Statview. Os resultados que apresentaram distribuição não normal foram analisados com métodos não paramétricos. Para análise de variáveis comparando-se os dois grupos, aplicou-se o teste Mann-Whitney. Foi utilizado o teste de correlação de Spearman para a correlacionar os níveis hormonais. Um valor-p >0.05 foi considerado significante. Todas as análises foram feitas comparando gênero e grupos de pacientes come sem osteoporose.

Resultados

Mulheres com osteoporose apresentam níveis significativamente menores de estradiol e vitamina D (p = 0.047 e p = 0.0275), respectivamente. Homens com osteoporose demonstraram níveis significativamente maiores de paratormônio (p = 0.0065). Não houve diferença significativa nos níveis de testosterona e calcitonina.

Conclusão

Existem diferenças hormonais entre os gêneros na osteoporose. Em mulheres, níveis significativamente menores de estradiol e vitamina D e, nos homens, níveis significativamente maiores de paratormônio, parecem influenciar na doença.

Palavras-chave
osteoporose; hormônios; estradiol; calcitonina; hormônio paratireóideo

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br