Acessibilidade / Reportar erro

Referência anatômica para retirada de enxerto de flexores na reconstrução artroscópica do ligamento cruzado anterior ☆ Trabalho desenvolvido no Serviço de Ortopedia e Traumatologia, Instituto de Traumatologia e Ortopedia Romeu Krause, Hospital Esperança, Rede D'Or, Recife, PE, Brasil.

OBJETIVOS:

Avaliar a prevalência da trama vascular adjacente à inserção da pata de ganso, para que possa ser usada como referência anatômica para facilitar a retirada de enxerto dos flexores na reconstrução artroscópica do ligamento cruzado anterior (LCA).

MÉTODOS:

Foram selecionados de forma aleatória 30 pacientes com rotura do LCA, os quais foram submetidos à reconstrução do LCA tendo como enxerto os tendões do semitendíneo (ST) e grácil (G). Durante a retirada dos tendões do ST e G, foi observada a presença ou ausência da referência anatômica.

RESULTADOS:

Todos os pacientes apresentaram trama vascular em menor ou maior diâmetro.

CONCLUSÃO:

O uso da trama vascular durante retirada dos tendões do ST e G parece ser uma boa referência anatômica para facilitar a retirada do enxerto.

Ligamento cruzado anterior; Tendões; Tendões


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br