Acessibilidade / Reportar erro

A taxa de remoção do sistema Tomofix® após a osteotomia tibial alta é superior à relatada* * Estudo desenvolvido em Beyzadeoglu Clinic, Orthopaedics & Traumatology, Istambul/Turquia

Resumo

Objetivo

A osteotomia tibial alta com cunha de abertura medial (MOWHTO, do inglês medial open wedge high tibial osteotomy) alivia de forma significativa a dor na linha articular medial em casos de osteoartrite do compartimento medial do joelho. Alguns pacientes, porém, se queixam de dor nos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendinoso (pata de ganso) mesmo 1 ano após a osteotomia, o que pode exigir a remoção do implante. Este estudo define a taxa de remoção do implante após a MOWHTO devido à dor nos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendinoso.

Métodos

Cento e três joelhos de 72 pacientes submetidos à MOWHTO para tratamento da osteoartrite do compartimento medial entre 2010 e 2018 foram incluídos no estudo. A pontuação de desfecho de lesão no joelho e osteoartrite (KOOS, do inglês Knee Injury and Osteoarthritis Outcome Score), a pontuação dejoelho de Oxford (OKS, do inglês Oxford Knee Score) e a escala visual analógica (EVA) de dor na linha articular medial do joelho (EVA-MJ) foram avaliados antes da cirurgia. A EVA nos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendinoso (EVA-PA) foi adicionada a essas avaliações, também realizadas 12 meses após o procedimento e, a seguir, anualmente. A remoção do implante foi recomendada em pacientes com EVA-PA ≥ 40 e consolidação óssea adequada em 12 meses.

Resultados

Trinta e três (45,8%) pacientes eram homens e 39 (54,2%), mulheres. A média de idade foi de 49,4 ±8,0, e o índice de massa corpórea (IMC) médio foi de 27,0 ± 2,9. O sistema placa-parafuso tibial medial Tomofix (DePuy Synthes, Raynham, MA, EUA) foi utilizado em todos os casos. Três (2,8%) casos foram excluídos devido ao retardo de consolidação e à necessidade de revisão. Os resultados nas escalas KOOS, OKS e EVA-MJ melhoraram significativamente 12 meses após a MOWHTO. A EVA-PA média foi de 38,3 ± 23,9. A remoção do implante para alívio da dor foi necessária em 65 (63,1%) dos 103 joelhos. Três meses após a remoção do implante, a EVA-PA média diminuiu para 4,5 ± 5,6 (p < 0,0001).

Conclusão

A remoção do implante pode ser necessária em mais de 60% dos pacientes para alívio da dor nos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendinoso após a MOWHTO. Os candidatos à MOWHTO devem ser informados sobre esta complicação e sua resolução.

Palavras-chave
placas ósseas; transplante ósseo; remoção de dispositivo; osteotomia; infecção da ferida cirúrgica; tíbia

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br