Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos tratamentos cirúrgicos das sequelas de hanseníase pelas escalas Salsa e Dash Trabalho realizado no Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Geral Universitário de Cuiabá, Cuiabá, MT, Brasil.

OBJETIVO:

comparar as escalas funcionais Salsa (Screening of Activity Limitation and Safety Awarenses)/consciência de risco e Dash (Disabilities of the Arm, Shouder, and Hand) nas avaliações de cirurgias hansênicas.

MÉTODO:

aplicamos os testes no pré-operatório e com 90 dias de pós-operatório em 14 pacientes, 11 do sexo feminino e três do masculino, entre 28 e 67 anos, operados de novembro de 2011 a maio de 2012.

RESULTADOS:

os pacientes foram avaliados no pós-operatório pelas escalas Salsa/consciência de risco e Dash para aferir suas relações e seus resultados.

CONCLUSÃO:

este estudo, apesar da casuística pequena, demonstrou que há relação similar dos resultados entre as escalas Salsa/consciência de risco e Dash.

Hanseníase/fisiopatologia; Hanseníase/cirurgia; Reprodutibilidade dos testes


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br