Acessibilidade / Reportar erro

Pseudotumor de pelve pós-artroplastia total do quadril – relato de caso Trabalho desenvolvido na Disciplina de Ortopedia e Traumatologia, Departamento de Medicina, Universidade de Taubaté e no serviço de Ortopedia e Traumatologia, Hospital Universitário de Taubaté, Taubaté, SP, Brasil.

A soltura é uma complicação bem conhecida nas artroplastias totais do quadril. O acúmulo de detritos resultante do desgaste mecânico forma células inflamatórias que têm a função de fagocitar esses detritos e podem, em longo prazo, gerar uma reação granulomatosa local. A seguir, apresentamos um relato de caso de pseudotumor de pélvis pós-artroplastia total do quadril, considerado raro na literatura consultada. Trata-se de paciente de 48 anos, masculino, negro, que iniciou seguimento médico por dores abdominais incaracterísticas, disúria e polaciúria havia oito meses. Apresentava artroplastia total do quadril esquerdo havia 17 anos. Após investigação clínica e por meio de exames complementares, diagnosticou-se uma massa granulomatosa extra-articular, pseudotumor de pélvis.

Granuloma de células plasmáticas; Artroplastia de quadril; Neoplasias pélvicas


Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br