Acessibilidade / Reportar erro

Perturbações dissociativas e outros grupos psicopatológicos: explorando as diferenças através do Somatoform Dissociation Questionnaire (SDQ-20)

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi adaptar, validar e determinar a confiabilidade da versão portuguesa do Somatoform Dissociation Questionnaire e determinar a sua capacidade de discriminar doentes que dissociam de outros doentes. Método: O Somatoform Dissociation Questionnaire foi traduzido para o português e retrovertido para o inglês de forma a garantir a sua base conceitual. Os sujeitos responderam também à versão portuguesa do Dissociative Disorders Interview Schedule de forma a validar o seu diagnóstico clínico. O estudo incluiu 234 sujeitos divididos entre 113 doentes com patologias dissociativas e 121 doentes com outras patologias do foro ansioso e depressivo. RESULTADOS: O Somatoform Dissociation Questionnaire versão portuguesa mostrou o seu melhor desempenho no ponto de corte 35, apresentando uma sensibilidade de 0,73. O alfa de Cronbach revelou uma consistência interna de 0,88. A dissociação somatoforme foi significativamente mais freqüente nos doentes com patologias dissociativas, patologias conversivas e distúrbio de stress pós-traumático. CONCLUSÕES: A versão portuguesa do Somatoform Dissociation Questionnaire mostrou-se um instrumento útil para discriminar doentes com patologia de foro dissociativo de outros doentes.

Transtornos somatoformes; Transtornos dissociativos; Transtornos psiquiátricos; Histeria; Estudos de validação


Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br