Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimentos e atitudes de educadores de escolas públicas na prevenção do uso indevido de drogas

OBJETIVO: Investigar a associação entre conhecimento e atitudes relacionadas ao abuso de drogas por estudantes entre educadores das escolas públicas brasileiras. MÉTODO : Corte transversal, com amostra probabilística de 20% das escolas municipais de Ensino Fundamental da cidade de São Paulo, cujos coordenadores pedagógicos foram submetidos a três questionários: 1) dados pessoais e profissionais; 2) escala de atitudes em situações relacionadas ao abuso de drogas; 3) escala de conhecimento sobre abuso de drogas. RESULTADOS: considerando os valores possíveis entre -17 e +21, encontramos média de 11,5 ± 3,8 na Escala de Atitudes. Isto corresponde a atitudes mais compreensivas. A média encontrada das taxas na escala de Conhecimento sobre Drogas foi 55,2 ± 12,5 (valores possíveis: 0 a 100). A correlação da Escala de Atitudes com tempo de trabalho como coordenadores pedagógicos foi -0,288 (p < 0,01). A diferença de médias na Escala de Atitudes de acordo com o nível de escolaridade foi estatisticamente significante (-1,93; t = 2,26; gl = 80; p < 0,05). CONCLUSÃO: O conhecimento sobre drogas demonstrado pelos educadores foi mediano e não influenciado pela formação acadêmica. Em contraste, suas atitudes foram predominantemente compreensivas, diretamente associadas com o nível de escolaridade dos educadores e inversamente associadas com o tempo de trabalho como coordenadores pedagógicos.

Drogas; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Educação em saúde; Conhecimento; Questionários


Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br