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O Teste do Desenho do Relógio: desempenho entre idosos de baixa escolaridade

OBJETIVO: Comparar a acurácia de quatro escalas de avaliação e determinar a confiabilidade inter-aferidor e a influência da escolaridade, no desempenho do Teste do Desenho do Relógio para detecção de demência em idosos com baixo nível educacional. MÉTODO: Delineamento de estudo: Validação de critério, tipo concorrente. Local de estudo: Ambulatório do Hospital da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Participantes: 306 indivíduos (> 65 anos) submetidos à avaliação funcional e cognitiva por um geriatra e um neuropsicólogo; uma reunião de consenso entre estes profissionais avaliou a presença de demência. Quatro pesquisadores, que desconheciam o status cognitivo dos indivíduos, pontuaram o Teste do Desenho do Relógio - métodos de Shulman, Sunderland, Manos e Wolf-Klein, e um quinto pesquisador repetiu o método de Manos para o estudo de confiabilidade inter-aferidor. RESULTADOS: 211 indivíduos (≤ 4 anos de escolaridade) tiveram seus dados analisados. A sensibilidade e a especificidade dos quatro métodos foram similares e variaram em torno de 65%. A confiabilidade inter-avaliador foi excelente (ICC = 0,944). As áreas sob as curvas ROC foram pequenas (0,657 a 0,684) e as diferenças entre elas não foram estatisticamente significativas. CONCLUSÕES: O Teste do Desenho do Relógio é um instrumento confiável, mas não é válido para o rastreio de demência em pacientes idosos com quatro anos ou menos de escolaridade.

Neuropsicologia; Testes; Programas de rastreamento; Envelhecimento; Assistência ambulatorial


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