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Brazilian Journal of Psychiatry, Volume: 28, Número: 1, Publicado: 2006
  • A disseminação de métodos de tratamentos em crianças e adolescentes: um estudo de factibilidade internacional Editorial

    Jensen, Peter S
  • Conflitos de interesse e suas repercussões na ciência Editorial

    Goldim, José Roberto
  • Como os especialistas reconhecem a esquizofrenia: o papel do sintoma desorganização Original Articles

    Razzouk, Denise; Mari, Jair de Jesus; Shirakawa, Itiro; Wainer, Jacques; Sigulem, Daniel

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: As pesquisas sobre o raciocínio clínico foram importantes para o surgimento de sistemas de apoio à decisão diagnóstica. Essas ferramentas são desenvolvidas por meio de técnicas de inteligência artificial e têm com objetivo principal auxiliar o médico no diagnóstico de doenças complexas. A abordagem utilizada para a construção desses sistemas constitui na formulação de um modelo baseado na identificação de padrões no raciocínio dos expertos quando de uma tomada de decisão diagnóstica. Este estudo descreve a metodologia empregada para identificar os elementos-chave utilizados no raciocínio de três expertos no processo de diagnóstico do transtorno da esquizofrenia. MÉTODO: Para explorar o raciocínio clínico foram selecionados três expertos em esquizofrenia de dois centros universitários de São Paulo. Foi utilizado o método dos grafos, por meio do qual o experto podia esquematizar a combinação de sintomas-chave que ele utilizava para identificar um diagnóstico de esquizofrenia. RESULTADOS: A partir da análise qualitativa dos grafos foi possível notar uma diferença marcante nos padrões de raciocínio diagnóstico. Essa diferença ocorreu, sobretudo, nos sintomas-chave do processo de decisão diagnóstica: desorganização, afeto embotado e distúrbio do pensamento. CONCLUSÕES: Os resultados apontam para uma diferença substancial entre os expertos quanto a um padrão de raciocínio diagnóstico provavelmente influenciado por diferentes correntes teóricas. Essas diferenças constituem um impedimento para a construção de um modelo único. O sintoma desorganização foi considerado o elemento-chave mais apropriado para representar a heterogeneidade da esquizofrenia e ser modelado para a construção de sistema de apoio à decisão diagnóstica.

    Resumo em Inglês:

    OBJETIVE: Research on clinical reasoning has been useful in developing expert systems. These tools are based on Artificial Intelligence techniques which assist the physician in the diagnosis of complex diseases. The development of these systems is based on a cognitive model extracted through the identification of the clinical reasoning patterns applied by experts within the clinical decision-making context. This study describes the method of knowledge acquisition for the identification of the triggering symptoms used in the reasoning of three experts for the diagnosis of schizophrenia. METHOD: Three experts on schizophrenia, from two University centers in Sao Paulo, were interviewed and asked to identify and to represent the triggering symptoms for the diagnosis of schizophrenia according to the graph methodology. RESULTS: Graph methodology showed a remarkable disagreement on how the three experts established their diagnosis of schizophrenia. They differed in their choice of triggering-symptoms for the diagnosis of schizophrenia: disorganization, blunted affect and thought disturbances. CONCLUSIONS: The results indicate substantial differences between the experts as to their diagnostic reasoning patterns, probably under the influence of different theoretical tendencies. The disorganization symptom was considered to be the more appropriate to represent the heterogeneity of schizophrenia and also, to further develop an expert system for the diagnosis of schizophrenia.
  • Depressão em mulheres infectadas pelo HIV Original Articles

    Mello, Valéria Antakly de; Malbergier, André

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Devido ao aumento do número de mulheres infectadas pelo HIV, no Brasil e no mundo, torna-se necessária a realização de estudos que abordem os aspectos psiquiátricos dessa população. Esse estudo tem como objetivo avaliar a prevalência de depressão maior atual e outros transtornos depressivos em mulheres infectadas pelo HIV e comparar essa prevalência entre um grupo de pacientes sintomáticas e outro de assintomáticas. MÉTODO:Utilizou-se um desenho de estudo transversal que avaliou 120 mulheres portadoras do HIV divididas em dois grupos de 60 pacientes, de acordo com a presença, em algum momento da vida, de sintomas relacionados à AIDS (sintomáticas e assintomáticas). Foram avaliadas variáveis sociodemográficas e variáveis relacionadas aos transtornos depressivos. Foram utilizados na avaliação psiquiátrica dos transtornos depressivos o SCID-DSM-IV, escala de Hamilton-17, escala de Hamilton não somática e o inventário de Beck. RESULTADOS: Os resultados mostram uma prevalência de 25,8% de depressão maior atual, sendo maior nas pacientes sintomáticas em relação às assintomáticas (p = 0,002). CONCLUSÕES: Os resultados mostram uma alta prevalência de depressão nas mulheres infectadas pelo HIV.

    Resumo em Inglês:

    OBJETIVE:The number of women with HIV infection has been on the rise in recent years, making studies of the psychiatric aspects of this condition very important. The aim of this study was to evaluate the prevalence of major depression in women with HIV infection. METHOD: A total of 120 women were studied, 60 symptomatic (with AIDS symptoms) and 60 asymptomatic (without AIDS symptoms). Sociodemographic data were collected, and depressive disorders were identified. The instruments used to evaluate the depressive disorders were the SCID, DSM-IV, 17-item Hamilton depression scale, Hamilton depression scale for nonsomatic symptoms and the Beck depression scale. RESULTS: The prevalence of major depression was 25.8% and was higher in the symptomatic group than in the asymptomatic group (p = 0.002). CONCLUSIONS: The prevalence of major depressive episodes in women with HIV infection is high, and women with AIDS-related symptoms are more often depressed than are those who have never presented such symptoms.
  • Influência da isopregnenolona na tolerância rápida ao efeito ansiolítico do etanol Original Articles

    Debatin, Thaize; Barbosa, Adriana Dias Elpo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Estudos prévios têm mostrado que os neuroesteróides podem bloquear ou estimular o desenvolvimento da tolerância rápida e crônica aos efeitos de incoordenação e hipotermia produzidos pelo etanol. O objetivo do presente estudo foi investigar a influência da isopregnenolona sobre o desenvolvimento da tolerância rápida ao efeito ansiolítico do etanol em camundongos. MÉTODO: Camundongos suíços, machos, foram pré-tratados com isopregnenolona (0,05, 0,10 ou 0,20 mg/kg) 30 minutos antes da administração de etanol (1,5 g/kg). Após 24 horas, todos os animais foram testados no labirinto em cruz elevado. O primeiro experimento foi realizado com o intuito de selecionar uma dose de etanol que produzisse tolerância rápida ao efeito ansiolítico do etanol. No segundo experimento, o objetivo foi investigar o efeito da isopregnenolona (ISO; 0,05, 0,10 ou 0,20 mg/kg) sobre a tolerância rápida ao etanol (1,5 g/kg). CONCLUSÕES: Os resultados mostram que o tratamento prévio com isopregnenolona interferiu no desenvolvimento da tolerância rápida ao efeito ansiolítico etanol.

    Resumo em Inglês:

    OBJETIVE: It has been shown that neurosteroids can either block or stimulate the development of chronic and rapid tolerance to the incoordination and hypothermia caused by ethanol consumption. The aim of the present study was to investigate the influence of isopregnanolone on the development of rapid tolerance to the anxiolytic effect of ethanol in mice. METHOD: Male Swiss mice were pretreated with isopregnanolone (0.05, 0.10 or 0.20 mg/kg) 30 min before administration of ethanol (1.5 g/kg). Twenty-four hours later, all animals we tested using the plus-maze apparatus. The first experiment defined the doses of ethanol that did or did not induce rapid tolerance to the anxiolytic effect of ethanol. In the second, the influence of pretreatment of mice with isopregnanolone (0.05, 0.10 or 0.20 mg/kg) on rapid tolerance to ethanol (1.5 g/kg) was studied. CONCLUSIONS: The results show that pretreatment with isopregnanolone interfered with the development of rapid tolerance to the anxiolytic effect of ethanol.
  • Estudo de validação do Índice de Qualidade Multicultural (IQVM) em uma amostra peruana Original Articles

    Schwartz, Kurt I; Zapata-Vega, María I; Mezzich, Juan E; Mazzotti, Guido

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: O Índice Multicultural de Qualidade de Vida é um instrumento conciso para a avaliação ampla, culturalmente informada e auto-aplicável da qualidade de vida relativa à saúde. É composto de 10 itens (do bem-estar físico à percepção global da qualidade de vida). Cada item é classificado de acordo com uma escala de 10 pontos. O objetivo foi o de avaliar a confiabilidade (teste-reteste), estrutura interna, validade discriminante e a viabilidade do Índice Multicultural de Qualidade de Vida em Lima, Peru. MÉTODO: A confiabilidade foi estudada em pacientes da clínica geral (n = 30) hospitalizados em uma enfermaria clínica geral. O Índice Multicultural de Qualidade de Vida foi ministrado em duas ocasiões e os coeficientes de correlação ("r") entre ambas as entrevistas foram calculados. Sua validade discriminante foi estudada comparando estatisticamente o escore médio em um grupo de pacientes com AIDS (com presumida menor qualidade de vida, n = 50) e o escore médio em um grupo de estudantes e profissionais de odontologia (com presumida maior qualidade de vida, n = 50). Os dados sobre sua aplicabilidade e estrutura interna foram compilados a partir de 130 indivíduos. RESULTADOS: Achou-se um alto coeficiente de correlação de confiabilidade no escore total (r = 0,94). O estudo de validade discriminante encontrou diferença significativa entre o escore médio total nas amostras de qualidade de vida presumida mais alta (7,66) e mais baixa (5,32). O tempo médio para completar o Índice Multicultural de Qualidade de Vida foi de menos de 4 minutos e foi relatado pela maioria dos indivíduos como facilmente aplicável. Foi também documentado um alto alfa de Cronbach (0,88). CONCLUSÕES: Os resultados relatam que o Índice Multicultural de Qualidade de Vida é confiável, possui uma alta consistência interna, é capaz de discriminar grupos de diferentes níveis de qualidade de vida presumidos, é muito eficiente e é de fácil utilização.

    Resumo em Inglês:

    OBJETIVE: The Multicultural Quality of Life Index is a concise instrument for comprehensive, culture-informed, and self-rated assessment of health-related quality of life. It is composed of 10 items (from physical well-being to global perception of quality of life). Each item is rated on a 10-point scale. The objective was to evaluate the reliability (test-retest), internal structure, discriminant validity, and feasibility of the Multicultural Quality of Life Index in Lima, Peru. METHOD: The reliability was studied in general medical patients (n = 30) hospitalized in a general medical ward. The Multicultural Quality of Life Index was administered in two occasions and the correlation coefficients ("r") between both interviews were calculated. Its discriminant validity was studied statistically comparing the average score in a group of patients with AIDS (with presumed lower quality of life, n = 50) and the average score in a group of dentistry students and professionals (with presumed higher quality of life, n = 50). Data on its applicability and internal structure were compiled from the 130 subjects. RESULTS: A high reliability correlation coefficient (r = 0.94) was found for the total score. The discriminant validity study found a significant difference between mean total score in the samples of presumed higher (7.66) and lower (5.32) quality of life. The average time to complete the Multicultural Quality of Life Index was less than 4 minutes and was reported by the majority of subjects as easily applicable. A high Cronbach's a (0.88) was also documented. CONCLUSIONS: The results reported that the Multicultural Quality of Life Index is reliable, has a high internal consistency, is capable of discriminating groups of presumed different quality of life levels, is quite efficient, and easy to use.
  • Hypericum perforatum versus fluoxetina no tratamento da depressão leve a moderada: estudo duplo-cego randomizado em uma amostra brasileira Original Articles

    Moreno, Ricardo Alberto; Teng, Chei Tung; Almeida, Karla Mathias de; Tavares Junior, Hildeberto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Hypericum perforatum demonstrou eficácia antidepressiva em comparação ao placebo, mas comparações com outros antidepressivos permanecem controversas. Avaliamos a eficácia e a tolerabilidade do Hypericum perforatum em comparação com fluoxetina e placebo, em um estudo duplo-cego de oito semanas em pacientes com depressão leve a moderada. MÉTODO: Setenta e dois pacientes ambulatoriais receberam aleatoriamente doses fixas de Hypericum perforatum 900 mg/dia, fluoxetina 20 mg/dia ou placebo. Medidas de eficácia incluíram a HAM-D21, Escala de Montgomery-Asberg e Impressão Clínica Global. A segurança foi avaliada por meio da Escala UKU de Efeitos Colaterais. RESULTADOS: A análise por intenção de tratar não demonstrou diferenças entre os três grupos. Na análise por casos observados, os pacientes que receberam Hypericum perforatum tiveram as menores taxas de remissão (12%, p = 0,016), em comparação à fluoxetina (34,6%) e ao placebo (45%). CONCLUSÕES: Hypericum perforatum foi menos eficaz que fluoxetina e placebo. Ambas as drogas foram seguras e bem toleradas. Estudos conclusivos com uma maior amostra são necessários.

    Resumo em Inglês:

    OBJETIVE: Hypericum perforatum has demonstrated antidepressant efficacy when compared to placebo, but comparisons with other antidepressants remain controversial. We assessed the efficacy and safety of Hypericum perforatum in comparison with fluoxetine, in a 8-week double-blind trial in patients with mild to moderate depression. METHOD: Seventy-two outpatients were randomly assigned to receive Hypericum perforatum 900 mg/day, fluoxetine 20 mg/day or placebo. Efficacy measures included the HAM-D21 scale, the Montgomery-Åsberg Rating Scale, and the Clinical Global Impression. Safety was assessed with the UKU Side Effect Rating Scale. RESULTS: Intention-to-treat analysis showed no differences between the mean scores of the three groups. In the analyses of observed cases, patients receiving Hypericum perforatum had the lowest remission rates (12%, p = 0.016) compared to fluoxetine (34.6%) and placebo (45%). CONCLUSIONS: Hypericum perforatum was less efficacious than both fluoxetine and placebo. Both drugs were safe and well-tolerated. Larger trials are needed for definite conclusions.
  • Níveis de chumbo e funções cognitivas em crianças peruanas Original Articles

    Vega-Dienstmaier, Johann M; Salinas-Piélago, Joel E; Gutiérrez-Campos, María del Rosario; Mandamiento-Ayquipa, Ricardo D; Yara-Hokama, María del Carmen; Ponce-Canchihuamán, Johny; Castro-Morales, Jorge

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Estudar a relação entre níveis séricos de chumbo e funções cognitivas em crianças expostas a esse metal. MÉTODO: Este é um estudo transversal que incluiu 134 crianças de 6 a 8,5 anos de idade, de três escolas localizadas em El Callao (Peru), e com riscos diferentes de exposição ao chumbo. As avaliações de suas funções cognitivas foram realizadas utilizando-se o Teste Gráfico de Raciocínio e o Teste dos Cubos de Kohs. Foram medidos os níveis séricos de chumbo RESULTADOS: As crianças com níveis séricos de chumbo > 10 ug/dl apresentaram maior prevalência de baixa pontuação no Teste Gráfico de Raciocínio (18,9% vs. 7,1%, p = 0,049) e também no Teste dos Cubos de Kohs (39,6% vs. 18,6%, p = 0,01), quando comparadas com aquelas com níveis séricos menores. Um déficit de uma categoria no Teste Gráfico de Raciocínio foi associado com um aumento no nível sérico de chumbo de 16,78 ug/dl (assumindo uma relação linear) e de 1 a 5,19 ug/dl (modelo logarítmico). Para cada 10 ug/dl de aumento no nível sérico de chumbo, o Teste dos Cubos de Kohs apresentou diminuição de 6,24 unidades (12,91 para os meninos e 0,216 para as meninas) (modelo linear) e um aumento de 1 a 10 ug/dl correspondeu a uma diminuição de 16,44 pontos no Teste dos Cubos de Kohs (31,19 para os meninos e 3,98 para as meninas) (modelo logarítmico). Considerando as subescalas do Teste Gráfico de Raciocínio, os níveis séricos de chumbo correlacionaram-se negativamente com as áreas de problemas numéricos (rho = -0,445, p < 0,001), relações numéricas (rho = -0,365, p < 0,001), inferências (rho = -0,281, p = 0,002) e semelhanças (rho = -0,250, p = 0,005). CONCLUSÕES: Níveis séricos de chumbo foram associados de uma maneira não-linear com déficits das habilidades cognitivas, especialmente entre os meninos, sendo o raciocínio numérico a área mais afetada.

    Resumo em Inglês:

    OBJETIVE: To study the relationship between blood lead levels and cognitive abilities of children exposed to this metal. METHOD: This is a cross-sectional study that included 134 children aged 6 to 8.5 years old from 3 schools with different risks of lead exposure located in El Callao (Peru). Cognitive assessments were made by means of the Graphic Test of Reasoning (GTR) and the Kohs Block Design Test (KBDT). Blood lead levels and other laboratory tests were performed. RESULTS: Children with lead > 10 ug/dl presented greater prevalence of low scores in the Graphic Test of Reasoning (18.9% vs. 7.1%, p = 0.049) and in the Kohs Block Design Test (KBDT) (39.6% vs. 18.6%, p = 0.01) compared with those with lower lead blood levels. A deficit of 1 category in the Graphic Test of Reasoning was associated with an increase in lead blood level of 16.78 ug/dl (assuming a linear relationship) and from 1 to 5.19 ug/dl (logarithmic model). For each 10 ug/dl of increase in lead levels, the Kohs Block Design Test decreases in 6.24 units (12.91 in males and 0.216 in females) (linear model), and an increase from 1 to 10 ug/dl corresponds to a drop of 16.44 points in the Kohs Block Design Test (31.19 in males and 3.98 in females) (logarithmic model). Considering the Graphic Test of Reasoning subscales, lead levels correlated negatively with the areas of numerical problems (rho = -0.445, p < 0.001), numerical relationships (rho = -0.365, p < 0.001), inferences (rho = -0.281, p = 0.002) and similarities (rho = -0.250, p = 0.005). CONCLUSIONS: Lead levels were non-linearly associated with lower cognitive abilities, especially in males, being the numerical reasoning the most affected area.
  • Psicoterapia psicodramática combinada ao tratamento medicamentoso no transtorno depressivo maior: um estudo aberto e naturalístico Original Articles

    Costa, Elisabeth Maria Sene; Antonio, Rosilda; Soares, Márcia Britto de Macedo; Moreno, Ricardo Alberto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: A literatura recente destaca o papel das psicoterapias no tratamento do transtorno depressivo maior. A combinação de psicoterapia e farmacoterapia apresenta os melhores resultados. Vários tipos de psicoterapias têm sido estudados no tratamento dos transtornos depressivos; no entanto, existem poucos dados sobre a psicoterapia psicodramática no tratamento do transtorno depressivo maior. O objetivo deste estudo foi o de avaliar o impacto da psicoterapia psicodramática em uma amostra de pacientes com transtorno depressivo maior. MÉTODO: Este estudo constituiu-se de um ensaio clínico controlado, naturalístico, não-randomizado e aberto. Vinte pacientes com transtorno depressivo maior (de acordo com os critérios do DSM-IV), em tratamento farmacológico para depressão, com escores na Escala de Depressão de Hamilton entre 7 e 20 (depressão leve a moderada), foram divididos em dois grupos. Os pacientes do grupo psicoterápico participaram de quatro sessões individuais de psicoterapia psicodramática e 24 sessões de psicoterapia psicodramática em grupo. Os pacientes do grupo controle não participaram de sessões de psicoterapia psicodramática. Ambos os grupos foram avaliados pela Escala de Depressão de Hamilton e pela Escala de Auto-avaliação de Adequação Social. RESULTADOS: Os pacientes que participaram de sessões de psicoterapia psicodramática apresentaram uma melhora significativa nos escores da Escala de Depressão de Hamilton e da Escala de Auto-avaliação de Adequação Social, comparados aos pacientes do grupo controle. CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que a psicoterapia psicodramática individual ou em grupo, associada ao tratamento farmacológico, proporciona bons resultados no tratamento do transtorno depressivo maior.

    Resumo em Inglês:

    OBJETIVE: Recent literature has highlighted the role of psychotherapy in the treatment of major depressive disorder. Combined therapies comprising both psychotherapy and pharmacotherapy have presented the best results. Although several kinds of psychotherapies have been studied in the treatment of depressive disorders, there remains a lack of data on psychodramatic psychotherapy in the treatment of major depressive disorder. The objective of this study was to evaluate the impact of psychodramatic psychotherapy (in a sample of major depressive disorder patients. METHOD: This is an open, naturalistic, controlled, non-randomized study. Twenty major depressive disorder patients (according to the DSM-IV criteria), under pharmacological treatment for depression, with Hamilton Depression Scale total scores between 7 and 20 (mild to moderate depression), were divided into two groups. Patients in the psychotherapeutic group took part in 4 individual and 24 structured psychodramatic group sessions, whilst subjects in the control group did not participate in this psychodramatic psychotherapy. Both groups were evaluated with the Social Adjustment Scale - Self Report and the Hamilton Depression Scale. RESULTS: Psychotherapeutic group patients showed a significant improvement according to the Social Adjustment Scale - Self Report and the Hamilton Depression Scale scores at endpoint, compared to those of the control group. CONCLUSIONS: Results suggest that individual and group psychodramatic psychotherapy, associated to pharmacological treatment, provides good clinical benefits in the treatment of major depressive disorder.
  • Estimulação magnética transcraniana na neuropsicologia: novos horizontes em pesquisa sobre o cérebro Revisão

    Boggio, Paulo Sérgio; Fregni, Felipe; Rigonatti, Sérgio Paulo; Marcolin, Marco Antônio; Silva, Maria Teresa Araujo

    Resumo em Português:

    Esta revisão discute o uso da estimulação magnética transcraniana como ferramenta de pesquisa das funções neuropsicológicas. A estimulação magnética transcraniana é uma técnica não-invasiva e praticamente indolor em seres humanos conscientes, baseada em um campo magnético variável. Tal técnica possibilita a geração, em pessoas saudáveis, de lesões temporárias virtuais ou, também, de aumento da atividade das áreas estimuladas, permitindo o estudo do comportamento e da cognição de maneira mais estruturada e precisa. Nesta revisão são apresentados trabalhos com estimulação magnética transcraniana nos quais foram estudados aspectos da linguagem, memória e baterias neuropsicológicas em protocolos de pesquisa clínica. Conclui-se que estudos com estimulação magnética transcraniana abrem novas perspectivas e possibilidades no campo da Neuropsicologia na medida em que fornecem elementos para o aprofundamento do conhecimento sobre as correlações entre cognição e córtex.

    Resumo em Inglês:

    This review addresses the use of transcranial magnetic stimulation as a research tool of neuropsychological functions. Transcranial magnetic stimulation is a non-invasive and painless technique to modulate brain function that can be applied to conscious human beings and is based on a variable magnetic field. Using this technique, it is possible to generate virtual transient lesions in healthy people or modulate the brain activity, increasing or decreasing the activity of the stimulated areas. In this review we discuss studies with transcranial magnetic stimulation in which broad aspects of language, memory and neuropsychological tests have been evaluated following or during the application of transcranial magnetic stimulation. We concluded that transcranial magnetic stimulation open new horizons for brain research in the neuropsychological field as transcranial magnetic stimulation allows the investigation of the relationship between focal cortical activity and behavior therefore contributing to the study of the functional brain activity.
  • Fatores associados à qualidade de vida de pacientes com esquizofrenia Revisão

    Souza, Leonardo Araújo de; Coutinho, Evandro Silva Freire

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: O tratamento de portadores de transtornos mentais graves e crônicos tem experimentado grandes mudanças no Brasil, com uma crescente valorização de tratamentos de base comunitária. Estes pacientes passam, concomitantemente, a receber um tratamento que valoriza antes a sua reinserção social e melhora das condições de vida, do que a mera abolição de seus sintomas principais. Assim, torna-se fundamental a avaliação da qualidade de vida dos pacientes vivendo na comunidade. MÉTODO: Uma revisão bibliográfica foi realizada com o objetivo de descrever a distribuição dos fatores sociodemográficos e clínicos que influenciam a qualidade de vida de indivíduos com esquizofrenia. RESULTADOS: Foram selecionados 25 estudos, a maior parte de países europeus. A maioria foi realizada na década de 90. Quase todos os estudos eram seccionais, e a maior parte avaliou amostras de indivíduos vivendo na comunidade. Os fatores sociodemográficos, excetuando a renda mensal, não se mostraram associados à qualidade de vida. Contudo, alguns estudos encontraram associações entre gênero, idade, estado civil e escolaridade com a qualidade de vida. Os sintomas depressivos e ansiosos se mostraram associados a uma pior qualidade de vida em diversos estudos. Observou-se associação similar quanto aos sintomas negativos e positivos da esquizofrenia, mas sem a mesma consistência. CONCLUSÕES: Os estudos não foram consistentes quanto à associação entre fatores sociodemográficos e clínicos e qualidade de vida de pacientes com esquizofrenia. É possível que essa heterogeneidade de achados seja decorrente tanto de aspectos vinculados à doença quanto ao desenho desses estudos, pouco adequados à investigação de associações causais.

    Resumo em Inglês:

    OBJETIVE: Treatment of individuals with schizophrenia in Brazil has been gradually shifting from an almost exclusively hospital-based approach to a community-based treatment. These patients have received treatments focused less on symptoms reduction, and more on social reintegration and improvement of their life conditions. Thus, it is necessary to evaluate the quality of life of these patients living in the community. METHOD: A review of studies was carried out to describe the distribution of sociodemographic and clinical factors that may influence quality of life of individuals with schizophrenia. RESULTS: Twenty-five studies were selected, most of them from European countries. The majority of these studies was developed in the 90's. Almost all studies were cross-sectional, and most of them evaluated samples of individuals living in the community. Sociodemographic factors, other than monthly income, were not associated to quality of life. However, some studies found associations between quality of life and gender, age, marital status and educational level. Depressive and anxiety symptoms were related to worse quality of life in several studies. Such finding was also true for negative and positive symptoms of schizophrenia, but without an homogeneous pattern. CONCLUSIONS: Generally, studies were not consistent regarding association between sociodemographic and clinical factors and quality of life of patients with schizophrenia. These lack of homogeneity may be due to either disease-related issues or design aspects of these studies, not adequate for causal inference.
  • Implementação de práticas baseadas em evidências para o tratamento de crianças em quatro países: um projeto da Associação Mundial de Psiquiatria Special Articles

    Hoagwood, Kimberly E; Kelleher, Kelly; Murray, Laura K; Jensen, Peter S

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Este estudo visa a examinar problemas na implementação de técnicas psicoterápicas cognitivo-comportamentais em ambientes clínicos de atendimento primário em quatro países que refletem diversas culturas, línguas, ambientes e tradições. MÉTODO: Uma pesquisa foi aplicada aos diretores de Sistemas Clínicos antes da implementação do programa e um ano após. Também foram coletados dados sobre como os terapeutas avaliavam as ações relativas à prática baseada em evidências e qual seu grau de satisfação com essa prática. RESULTADOS: Todos os locais de implementação relataram a adoção bem sucedida do programa, ainda que com significativas variações no apoio fiscal, envolvimento familiar, experiência prévia com terapias cognitivo-comportamentais e planos de sustentação em longo prazo. As avaliações dos terapeutas indicaram uma satisfação generalizada com a implementação do projeto. Achados da pesquisa com os diretores dos Sistemas Clínicos apontaram cinco fatores que facilitaram a implementação: 1) rápida adoção e orientação por líderes inovadores (i.e., os diretores); 2) atenção à adequação entre o modelo de intervenção e as práticas locais; 3) atenção desde o início à relação entre os processos de implementação e os usuários finais (e.g., adaptação cultural, tradução, treinamento, problemas fiscais); 4) atenção precoce aos processos de retaguarda do projeto (e.g., sustentação); e 5) estabelecimento de relações estreitas com múltiplos financiadores da instalação do programa. CONCLUSÕES: Os problemas de implementação encontrados neste estudo se assemelham aos identificados em outros estudos sobre a aquisição de práticas baseadas em evidência. Alguns dos obstáculos para a implementação de práticas baseadas em evidência podem ser generalizados, ao passo que problemas como o impacto da instabilidade político-econômica e disponibilidade de materiais traduzidos constituem estressores peculiares que afetam de forma diferenciada os esforços de implementação em cada país.

    Resumo em Inglês:

    OBJETIVE: The present study examined implementation issues in adopting cognitive-behavioral therapies in routine clinical settings in four countries reflecting diverse cultures, languages, settings, and traditions. METHOD: A Director's Systems Survey was administered prior to program implementation and one year later. Therapist ratings on attitudes about evidence-based practices and satisfaction were also gathered. RESULTS: All sites reported successful adoption of the program, although significant variations existed in fiscal support, family involvement, prior experience with cognitive-behavioral therapies, and plans for sustainability. Therapists' ratings indicated overall satisfaction with the implementation of the project. Findings from the Director's Systems Survey pointed to five factors facilitating implementation: 1) early adoption and guidance by innovative leaders (i.e., the Directors); 2) attention to the "fit" between the intervention model and local practices; 3) attention to front-end implementation processes (e.g., cultural adaptation, translation, training, fiscal issues); 4) attention to back-end processes early in the project (e.g., sustainability); and 5) establishing strong relationships with multiple stakeholders within the program setting. CONCLUSIONS: The implementation issues here mirror those identified in other studies of evidence-based practices uptake. Some of the obstacles to implementation of evidence-based practices may be generic, whereas issues such as the impact of political/economic instability, availability of translated materials, constitute unique stressors that differentially affect implementation efforts within specific countries.
  • Desenvolvimento de manuais adaptáveis e flexíveis para transtornos de externalização e internalização em crianças e adolescentes Special Articles

    Bauermeister, José J; So, Cheryl Y C; Jensen, Peter S; Krispin, Orit; El Din, Amira Seif

    Resumo em Português:

    Neste artigo, descrevemos o processo utilizado para elaborar manuais de tratamento para transtornos de externalização e intrnalização em crianças e adolescentes. Esses manuais foram elaborados para oferecer uma intervenção flexível para provedores de atenção à saúde e demais profissionais que trabalham com a saúde mental da criança, podendo ser adaptados a diferentes países e localidades, com base: 1) no nível de atenção médica e de recursos educacionais disponíveis; 2) na natureza e na gravidade dos tipos de problemas que as crianças apresentam; e 3) nas preferências e fatores culturais que são importantes nessas comunidades. Discutimos, também, as experiências e os problemas culturais enfrentados pelas localidades no Egito, Líbano, Israel e Brasil que foram voluntárias em implementar os programas de tratamento especificados nos manuais. O retorno recebido dessas localidades indica que os manuais podem ser implementados para auxiliar as crianças com problemas de externalização e internalização.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we describe the process used to develop treatment manuals for internalizing and externalizing disorders in children and adolescents. These manuals were developed to offer health care providers and others working in child mental health a flexible intervention that could be adapted to different countries and localities based on: 1) the amount of health care and school resources that are available; 2) the nature and severity of the types of problems children have; and 3) the preferences and cultural factors that are important within these communities. We also discuss the experiences and cultural issues faced by sites in Egypt, Lebanon, Israel, and Brazil who volunteered to implement the manualized treatment programs. The feedback received from these sites indicates that the manuals can be implemented to help children with internalizing and externalizing problems.
  • Treinamento de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências em contextos transculturais: desafios e soluções Special Articles

    So, Cheryl Y C; Hung, Jack S F; Bauermeister, José J; Jensen, Peter S; Habib, Doa; Knapp, Paulo; Krispin, Orit

    Resumo em Português:

    A disseminação de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências para crianças e adolescentes com problemas comportamentais e/ou emocionais é hoje uma prioridade mundial. No entanto, o desenvolvimento de equipes capacitadas para implementação de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências nos diferentes países é limitado por restrições ambientais e econômicas. Neste artigo, discute-se um modelo de treinamento/supervisão à distância. Em seguida, são descritos sete desafios específicos encontrados e as soluções utilizadas para superar os obstáculos para implementação de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências em diferentes localidades no Brasil, Egito, Israel e Líbano.

    Resumo em Inglês:

    Dissemination of evidence-based assessment and intervention approaches for child and adolescent with behavioral and/or emotional problems is now a priority in the field worldwide. However, developing staff competence in evidence-based assessment and intervention approaches in different countries is complicated by some environmental and economic constraints. In this paper a distance training/supervision model is discussed. We describe seven specific challenges encountered and solutions used for overcoming the obstacles in order to implement evidence-based assessment and intervention approaches in different sites in Brazil, Egypt, Israel, and Lebanon.
  • Exame dos sistemas transculturais que implementam estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências Special Articles

    Murray, Laura K; Fayyad, John; Jensen, Peter S; Hoagwood, Kimberly; Azer, Mary

    Resumo em Português:

    A implementação de estratégias de intervenção e avaliação baseadas em evidências para jovens com problemas comportamentais e/ou emocionais está assumindo reconhecimento internacional. Estudos de praticabilidade são críticos para examinar quais características dos sistemas permitem êxito ou se constituem em barreiras para a implementação de práticas baseadas em evidências em instituições do mundo real, especialmente quando trabalhando de forma transcultural. Este estudo revisa brevemente a experiência de quatro localidades internacionais para compreender como a estrutura geral e as variáveis específicas da localidade orientaram a implementação do projeto da Organização Mundial de Saúde e da Associação Mundial de Psiquiatria. A discussão inclui um resumo temático dos êxitos e desafios vivenciados pelas localidades e os caminhos futuros de estudos de praticabilidade.

    Resumo em Inglês:

    Implementation of evidence-based assessment and intervention approaches for youth with behavioral and/or emotional problems is rising to recognition worldwide. Feasibility research is critical to examine what characteristics of systems allow for success or barriers to the implementation of evidence-based practices into real-world settings, especially when working cross-culturally. This paper briefly reviews the experience of 4 international sites to understand how the overall structure and specific site variables directed the implementation of the World Health Organization and the World Psychiatry Association project. Discussion includes a thematic summary of the successes and challenges experienced by the sites, and future directions of feasibility studies.
  • Performance no labirinto em cruz elevado após microinjeção de muscimol na substância cinzenta periaquedutal dorsal do rato Letters To The Editors

    Almeida, Rosa M M de; Giovenardi, Márcia; Damra, Adriana; Frey, Rosana M; Rasia-Filho, Alberto A
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    Gazalle, Fernando Kratz; Kapczinski, Flávio
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  • Artigo do GREA-USP não declara conflito de interesse Cartas Aos Editores

    Laranjeira, Ronaldo
  • Resposta ao Prof. Laranjeira: "Artigo do GREA-USP não declara conflito de interesse" Cartas Aos Editores

    Andrade, Arthur Guerra de
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    Fleitlich-Bilyk, Bacy
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