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Revista Brasileira de Política Internacional, Volume: 57, Número: 2, Publicado: 2014
  • Os sessenta anos do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais Editorial

    Lessa, Antônio Carlos; Almeida, Paulo Roberto de
  • Rio Branco, grande estratégia e poder naval Artigos

    Alsina Jr., João Paulo

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda a grande estratégia do Barão do Rio Branco e o papel que o programa de reorganização naval (1904-1910) desempenhou nesse contexto. O estudo de caso realizado determinou os condicionantes domésticos e internacionais daquele programa, assim como a mundivisão do patrono da diplomacia brasileira a respeito da instrumentalidade do poder militar para a condução da política externa.

    Resumo em Inglês:

    This article addresses Baron of Rio Branco's grand strategy and the role played by the naval reorganization program (1904-1910) in this context. The ensuing case study determined the domestic and international constraints that affected the program, as well as the worldview of the patron of Brazilian diplomacy regarding military power's instrumentality to foreign policy.
  • Tomada de decisão do Conselho de Segurança da ONU: testando a hipótese do suborno Artigos

    Costa, Eugenio Pacelli Lazzarotti Diniz; Baccarini, Mariana

    Resumo em Português:

    As expectativas do Institucionalismo Liberal e do Realismo Estrutural sobre as organizações internacionais são confrontadas observando-se se e como é prestada a assistência internacional controlada pelos EUA, e particularmente se esta está relacionada ou não a afinidades políticas e à condição de membro não permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSONU). Uma avaliação preliminar sugere que essas relações só perduram durante o período da Guerra Fria, e, mesmo então, somente quando a condição de membro não permanente do CSONU ocorre em anos em que o Conselho de Segurança era considerado muito importante.

    Resumo em Inglês:

    Liberal-Institutionalism and Structural Realism expectations about international organizations are confronted by looking at if and how US-controlled international aid is granted, and particularly if it is related or not to political affinity and to United Nations Security Council (UNSC) non-permanent membership. A preliminary assessment suggests that these relations only hold for the period of the Cold War, and, even then, only when UNSC non-permanent membership is in years in which the Security Council was deemed very important.
  • O orçamento de defesa dos EUA: racionalidade X pressões domésticas Artigos

    Cortinhas, Juliano da Silva

    Resumo em Português:

    Ao longo das últimas décadas, gastos substanciais com defesa têm sido mantidos pelos EUA. Essas despesas simbolizam uma reação do país a condições sistêmicas, mas também se relacionam com os interesses de agentes domésticos que trabalham para sua manutenção. Neste artigo, pretende-se examinar como funcionou a combinação dessas pressões no período que marcou o fim da Guerra-Fria, por meio da comparação entre os orçamentos de defesa da primeira gestão de Reagan (1981-1984) e da Administração Bush (1989-1992).

    Resumo em Inglês:

    Throughout the last decades, great amounts of money have been spent in defense by the United States. This spending symbolizes the country's reaction to systemic conditions but it is also related to the interests of domestic agents that pressure for their maintenance. In this article, we seek to examine how the combination of these pressures have worked during the end of the Cold War period by comparing the defense budgets of the first Reagan Administration (1981-1984) with the Bush Administration (1989-1992) ones.
  • A paz (ainda) pela jurisdição compulsória? Artigos

    Galindo, George Rodrigo Bandeira

    Resumo em Português:

    Seguindo a tradição kantiana, Hans Kelsen, em seu Peace through Law (1944), defendeu que a criação de um tribunal internacional com jurisdição compulsória deveria ser o primeiro passo rumo à eliminação das guerras. Anos depois, Kelsen foi vitorioso e derrotado. Embora muitos tribunais internacionais possuam jurisdição compulsória, problemas como guerra e paz, por sua complexidade, continuam sem solução definitiva.

    Resumo em Inglês:

    Following the Kantian tradition, in Peace through Law (1944), Hans Kelsen supported that the establishment of an international court with compulsory jurisdiction should be the first step towards the elimination of wars. Years later, Kelsen has been victorious and defeated. Although several international courts have compulsory jurisdiction, problems such as war and peace, for their complex character, still have no final solution.
  • Um delineamento da dinâmica tecnológica militar como restrição para aquisição, cooperação internacional e desenvolvimento tecnológico interno Artigos

    Silva, Édison Renato; Proença Júnior, Domício

    Resumo em Português:

    A expectativa de que gastos em defesa promoveriam desenvolvimento nacional a partir dos retornos tecnológicos da aquisição, cooperação internacional e pesquisa doméstica subestima as diferenças da dinâmica tecnológica das forças armadas. Este artigo delineia a dinâmica tecnológica decorrente da luta no ar, no mar e em terra, exemplificando suas consequências para a questão da aquisição.

    Resumo em Inglês:

    The expectation that technological returns from defense expenditure through acquisition, international cooperation and domestic research would further national development underappreciates the different technological dynamic of the armed services. This paper outlines the technological dynamic the stems from fighting in the air, at sea and on land, exemplifying consequences for the case of acquisition.
  • Uma política para o continente - reinterpretando a Doutrina Monroe Artigos

    Teixeira, Carlos Gustavo Poggio

    Resumo em Português:

    A declaração de novembro de 2013 do Secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, de que "a era da Doutrina Monroe terminou" é uma excelente oportunidade para rediscutir essa que é considerada um dos princípios cardeais da política externa norte-americana para a América Latina desde a independência dos Estados latino-americanos. O presente artigo pretende jogar luz em um aspecto frequentemente menosprezado pelas análises acerca da Doutrina Monroe, qual seja, o fato de que tal doutrina, longe de ser uma política concreta para todo o continente, tinha duas facetas bastante distintas tanto do ponto vista retórico como político. Através do exame principalmente de bibliografia produzida nos Estados Unidos, em especial daquelas que tiveram acesso a fontes primárias, o artigo demonstra que a Doutrina Monroe tinha um caráter claramente caribenho - e não latino-americano - a partir do reconhecimento, por parte tanto dos formuladores de política dos Estados Unidos como dos sul-americanos, de que a América do Sul era um sistema separado da América do Norte. Assim, o artigo defende que ao sul do Panamá, a Doutrina Monroe adquiriu um aspecto consideravelmente mais "multilateral", o que foi evidenciado até mesmo pelo seu famoso Corolário Roosevelt.

    Resumo em Inglês:

    The statement on November 2013 by the US Secretary of State, John Kerry, that "the Monroe era is over" is an excellent opportunity to rediscuss this, which is considered one of the guiding principles of North American foreign policy for Latin America ever since the independence of Latin American States. This paper intends to shed light on an aspect often overlooked by the analyses concerning the Monroe Doctrine, which is the fact that this doctrine, far from being a concrete policy for the whole continent, had two rather distinct traits from both the rhetorical and the political point of view. Through mainly the bibliographical review of literature produced in the US, in special that which had access to primary sources, this paper shows the Monroe Doctrine had a clearly Caribbean-and not Latin American-character, from the acknowledgement, by both US and South American policy-makers, that South America was a system apart from North America. Thus, this paper champions that to South Panama the Monroe Doctrine acquired a considerably more "multilateral" aspect, which has been shown even by its famous Roosevelt Corollary.
  • O declínio: inserção internacional do Brasil (2011-2014) Artigos

    Cervo, Amado Luiz; Lessa, Antônio Carlos

    Resumo em Português:

    No artigo são examinados os fundamentos da inserção internacional do Brasil sob o primeiro governo da Presidente Dilma Rousseff (2011-2014). São analisadas as causas da perda de eficiência da estratégia de ação internacional adotada no governo de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), a partir da elaboração de hipótese analítica relacionada com a ideia de declínio relativo.

    Resumo em Inglês:

    In the article we examine the foundations of international insertion of Brazil in the first government of President Dilma Rousseff (2011-2014). The causes of the loss of efficiency of the international action taken in the government of Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), is considered under the elaboration of the analytical hypothesis of relative decline.
  • Governança de recursos comuns: bacias hidrográficas transfronteiriças Artigos

    Souza, Matilde de; Veloso, Franciely Torrente; Santos, Letícia Britto dos; Caeiro, Rebeca Bernardo da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa processos de inovação institucional, com foco para a governança das bacias transfronteiriças dos rios Apa, Acre, Lagoa Mirim e Quaraí, todos situados na América do Sul. Busca-se identificar a internalização de diretrizes internacionais para a gestão de águas e discutir inovações quanto a estruturas de governança desse recurso compartilhado.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses processes of institutional innovation with focus on governance of transboundary basins of Apa, Acre, Lagoa Mirim and Quaraí rivers, all located in South America. It seeks to identify the internalization of international guidelines for management of waters and discuss innovations in the governance structures of shared water.
  • A discreta transição da Coreia do Norte: diplomacia de risco e modernização sem reforma Artigos

    Vizentini, Paulo Fagundes; Pereira, Analúcia Danilevicz

    Resumo em Português:

    A Coreia do Norte acaba de passar por nova sucessão, com um líder jovem, o que para analistas representa ausência de mudanças e esgotamento do regime. Enquanto as disputas de poder interno e as crises militares externas parecem sinalizar continuidade, e que foram iniciadas algumas transformações importantes. O regime impulsiona a modernização da defesa, enquanto recoloca o Partido como ator relevante, definindo o desenvolvimento econômico como vetor. Mas a modernização em curso prossegue com a tradicional diplomacia de risco que parece descartar a ideia de reforma, conservando a essência do regime.

    Resumo em Inglês:

    North Korea has recently undergone a succession, with a young leader, a fact that represents a lack of change and the depletion of the regime, according to analysts. While the struggles for domestic power and the international military crises seem to signal a continuity, important transformations have been launched. The establishment boosts the refurbishment of the defense, whilst relocates the Party as a relevant actor, defining economic development as a vector. However, the modernization in course follows the same venture diplomacy and suggests the discard of the idea of reform, maintaining the essence of the regime.
  • Governança multinível e coesão social na União Europeia: a valoração dos agentes locais, um estudo de caso dentro da Galícia Artigos

    López-Viso, Mónica; Álvarez, Antón Lois Fernández

    Resumo em Português:

    A implementação da governança multinível tem sido uma prioridade na política de coesão da EU. Este estudo avalia as conquistas e as fraquezas da implementação do Fundo Social Europeu analisando as escassezes e debilidades como a pobre participação dos agentes locais que estão em contato direto com os beneficiários para elaborar e implementar esse fundo, o qual é um instrumento financeiro principal na política social europeia.

    Resumo em Inglês:

    Implementing multi-level governance has been a key priority in EU cohesion policy. This study assesses the perceived achievements and shortcomings in implementing European Social Fund by analyzing the deficits and weaknesses as well as the poor participation of local agents who are in direct contact with the beneficiaries in order to design and implement this fund, which is the main financial instrument of EU social policy.
  • Potências emergentes na ordem de redes: o caso do Brasil Artigos

    Flemes, Daniel; Saraiva, Miriam Gomes

    Resumo em Português:

    Na última década, mudanças e inovações foram introduzidas nas redes intergovernamentais de política externa. Novas potências como Brasil adquiriram um peso relativo devido ao seu novo status atuando como definidor de agendas, moderador e construtor de coalizões. Esse artigo examina a relevância de diferentes redes de política externa como o Fórum Índia-Brasil-África do Sul (IBAS) e Brasil-África do Sul-Índia-China (BASIC) para a política externa brasileira desde 2003.

    Resumo em Inglês:

    In the past decade, change and innovation have been induced through intergovernmental foreign policy networks. New powers like Brazil have gained relative weight due to their status as agenda-setters, brokers, and coalition-builders. This paper examines the relevance of different foreign policy networks such as India-Brazil-South Africa (IBSA) and Brazil-South Africa-India-China (BASIC) for the Brazilian foreign policy since 2003.
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