Acessibilidade / Reportar erro

Extratos de Caesalpinia ferrea e Trichoderma spp. no controle da tramissibilidade de Colletotrichum sp. em sementes de Sideroxylon obtusifolium (Sapotaceae)

RESUMO

Recentes pesquisas relatam a importância da preservação de plantas do semiárido brasileiro. Neste contexto, a literatura científica tem relatado diferentes estudos farmacológicos com extratos vegetais com potencial antifúngico proveniente de espécies florestais que podem contribuir como estratégia de controle e gerenciamento na transmissão de fitopatógenos. No presente estudo o objetivo foi avaliar o efeito de tratamentos biotecnológicos no controle da transmissibilidade de Colletotrichum sp. em sementes de S. obtusifolium. Neste estudo foram utilizadas 100 sementes submetidas aos seguintes tratamentos preventivos: fungicida Captan®, extrato de Caesalpinia ferrea Mart. Ex. Tul. e controle biológico com Trichoderma spp. O controle biológico com Trichoderma spp. e o alternativo com extrato de C. ferrea proporcionam maior proteção às sementes e plântulas S. obtusifolium quanto a transmissibilidade do Colletotrichum sp. O tratamento à base de extrato vegetal foi o mais eficiente para este fim, apenas em sementes de maior tamanho, por não interferir na porcentagem e velocidade de germinação. Portanto, faz-se necessário à realização de outros trabalhos com Trichoderma spp. e extrato de C. ferrea para testar doses diferentes desses produtos.

Palavras-chave
Bumelia sertorium; Libidibia ferrea; extrato vegetal e fitopatógenos

Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais, Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Farmácia, Bloco T22, Avenida Colombo, 5790, 87020-900 - Maringá - PR, Tel: +55-44-3011-4627 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: revista@sbpmed.org.br