Acessibilidade / Reportar erro

Primeiro reporte de parasitismo por Sarcoptes scabiei (Sarcoptiformes: Sarcoptidae) em Lycalopes sechurae (Mammalia: Carnivora)

Resumo

Apresentamos o primeiro relato de infecção por Sarcoptes scabiei (Linnaeus, 1758) em uma raposa-do-deserto-Peruana Lycalopex sechurae. Sarcoptes scabiei é um ácaro que produz sarna sarcóptica, que pode levar à morte do animal hospedeiro e causar episódios epidêmicos em comunidades de vida selvagem. A raposa-do-deserto-Peruana foi recolhida pela polícia ambiental de um cidadão que denunciou o animal. O animal foi enviado para a Clinica Mansion Mascota em Guayaquil, Equador, para ser examinado por um veterinário especializado em vida selvagem. O exame físico imediato mostrou crostas na pele, e amostras de pele e sangue foram coletadas e analisadas. As amostras de pele foram examinadas na clínica usando um microscópio com aumento de 40x. Além disso, amostras de pele e sangue foram enviadas para um laboratório privado para análises posteriores. Ambas as análises foram positivas para infecção por S. scabiei. Este é o segundo relato de S. scabiei em um novo hospedeiro selvagem na província de Guayas, no Equador, em menos de um ano. Isto indica que existe transmissão comunitária biológica. Uma vez que animais domésticos e feroses são considerados disseminadores habituais dessa doença, recomenda-se o manejo por meio de procedimentos éticos, como adoção, tratamento médico e campanhas de castração, e projetos de conscientização com abordagem empática.

Palavras-chave:
Sarcoptes scabiei; Lycalopex sechurae; sarna; raposa; comércio silvestre; zoonose

Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária FCAV/UNESP - Departamento de Patologia Veterinária, Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n, Zona Rural, , 14884-900 Jaboticabal - SP, Brasil, Fone: (16) 3209-7100 RAMAL 7934 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: cbpv_rbpv.fcav@unesp.br